Pessoas se abrigando das precipitações com guarda-chuvas. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura
A formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa de São Paulo deve provocar instabilidades em diversas regiões do país nesta sexta-feira, 30 de janeiro. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais estão sob alerta laranja devido à previsão de grandes volumes de chuva.
Além do Sudeste, o fenômeno também deve impactar áreas do litoral e do leste do Paraná e de Santa Catarina. A atuação do ciclone, associada a um sistema de baixa pressão no litoral, favorece o aumento das precipitações no leste, no litoral e no sul paulista, além do Rio de Janeiro e de grande parte de Minas Gerais.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a presença do ciclone no oceano Atlântico eleva o risco de queda de granizo em várias regiões de São Paulo e em municípios mineiros próximos, especialmente no Triângulo Mineiro.
Veja como fica o tempo em cada região do país:
Segundo o Climatempo, o litoral da região apresenta períodos de chuva fraca influenciados pela umidade vinda do mar. No entanto, no litoral e no leste do Paraná e de Santa Catarina, as precipitações tendem a ocorrer com maior intensidade, com possibilidade de agravamento ao longo do dia por causa do ciclone extratropical próximo à costa paulista.
Há previsão de chuva também no norte, nordeste, interior e em grande parte do leste do Paraná e de Santa Catarina, além do leste do Rio Grande do Sul. Já no oeste da Região Sul, o tempo varia entre momentos de sol e pancadas fracas de chuva.
O dia começa com instabilidade em boa parte do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e nas regiões oeste e sul de Minas Gerais, onde a chuva pode variar de moderada a forte. A combinação entre o ciclone extratropical e a baixa pressão no litoral intensifica as precipitações no leste, litoral e sul paulista, além do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, há risco de temporais. No oeste e no centro-sul do Espírito Santo, a chuva também pode ocorrer com intensidade, mantendo o céu encoberto.
As temperaturas tendem a cair em várias áreas do Sudeste, enquanto o calor persiste no oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no norte, nordeste e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte fluminense.
No leste de Mato Grosso do Sul, no norte e sul de Goiás e em áreas de Mato Grosso, a sexta-feira começa com chuva de moderada a forte intensidade, que deve se manter ao longo do dia. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as precipitações se espalham pela região, com possibilidade de temporais em Goiás.
Durante a noite, o tempo apresenta melhora em alguns pontos, mas segue instável em Goiás, no noroeste, leste e interior de Mato Grosso e no centro, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. As temperaturas permanecem elevadas em grande parte do Centro-Oeste.
Chuvas são registradas na metade sul do Piauí, no Ceará e no norte da Bahia, avançando para o sul do Maranhão, Ceará e oeste baiano, com risco de temporais. A atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém o céu nublado e com chuva no litoral norte da região.
No litoral norte da Bahia e no sul de Sergipe, as precipitações ocorrem de forma moderada, enquanto no Rio Grande do Norte a chuva tende a ser mais fraca. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo segue mais firme, com menor volume de chuva.
Há previsão de chuva forte ao longo do dia em Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre. No Tocantins, principalmente no sul do estado, são esperadas pancadas mais intensas. Temporais podem atingir o Amazonas, o norte e oeste de Rondônia, o Acre, o sul do Tocantins e o oeste de Roraima.
Com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, o Amapá também apresenta aumento nas chances de chuva ao longo desta sexta-feira.
4
17:23, 12 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
O alerta foi divulgado na sexta, 6 de fevereiro e segue válido até as 10h de amanhã. Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.
mais notícias
+