Apac: clima nublado/chuvoso na RMR. Foto: Fernanda Diniz/Arquivo Pessoal. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou nesta sexta-feira, 16 de maio, o alerta de observação para acumulado de chuvas na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco. O aviso considera a previsão de precipitações moderadas que podem chegar a até 50 milímetros ao longo do dia.
De acordo com a Apac, a cidade de Paulista, na RMR, foi a mais afetada pelas chuvas nas últimas 24 horas, registrando um acumulado de 88,2 mm. Olinda também apresentou volume elevado, com 74,3 mm. Na capital Recife, foram contabilizados 52,8 mm no mesmo período.
Outros municípios impactados foram Tamandaré, no Litoral Sul, com 45,5 mm de chuva, e São José da Coroa Grande, que registrou 45 mm.
O alerta amarelo indica risco de chuva moderada a pontualmente forte, principalmente durante a madrugada e manhã. A população deve permanecer atenta a possíveis alagamentos, principalmente em áreas de risco.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, os dados atualizados sobre o volume de chuvas registrado em diferentes cidades do estado.
De acordo com o levantamento, Paulista, localizada na Região Metropolitana do Recife, liderou o ranking com um acumulado de 88,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Olinda, também afetada pelos temporais, apareceu em segundo lugar, com 74,3 mm registrados no mesmo período. Já Recife, capital do estado, acumulou 52,8 mm de precipitação, o que manteve a cidade em estado de alerta.
Outras duas cidades do litoral sul pernambucano também entraram na lista dos maiores acumulados. Tamandaré registrou 45,5 mm, enquanto São José da Coroa Grande teve 45 mm de chuva, segundo os dados oficiais da Apac.
A forte instabilidade climática que atinge o estado desde a quarta-feira (14) tem causado transtornos em diversos municípios. Na Região Metropolitana, os temporais provocaram o transbordamento do Canal do Fragoso, em Olinda, e a formação de dezenas de pontos de alagamento em Recife. Em muitos locais, a água invadiu casas, lojas e escolas, prejudicando a rotina dos moradores.
A Defesa Civil de Pernambuco permanece em alerta e reforça a importância de que a população evite áreas de risco, especialmente encostas, barreiras e ruas com histórico de alagamento.
2
04:47, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
mais notícias
+