Clima chuvoso na cidade do Recife, em Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Porta de Prefeitura
A previsão do tempo em Pernambuco continua alertando para chuvas com intensidade variando entre fraca e moderada em diversas regiões do estado. De acordo com o aviso meteorológico nº 61/2025, divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Mata Sul segue em estado de observação desta quarta-feira, 23 de julho, até quinta-feira (24).
Segundo a APAC, o sistema meteorológico responsável por esse cenário é uma área alongada de baixa pressão que favorece a instabilidade do tempo. Esse fenômeno contribui para o aumento da umidade e formação de nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva em regiões entre o Agreste e o Litoral.
Na Mata Sul, a previsão indica chuvas com intensidade moderada, o que motivou a manutenção do estado de observação. A orientação é que a população acompanhe os boletins atualizados e siga as instruções repassadas pela Defesa Civil de seus municípios.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Mata Norte, a previsão aponta chuvas com intensidade variando entre fraca e moderada. Esses volumes, embora menores, ainda exigem atenção, principalmente em áreas de risco e morros, onde há histórico de deslizamentos e alagamentos.
No Agreste, a intensidade das chuvas deve ser fraca, mas a instabilidade permanece presente, com céu parcialmente nublado a nublado e possibilidade de pancadas esparsas ao longo do dia e da noite.
A APAC reforça que o aviso é válido até o final do dia 24 de julho. O órgão também orienta que moradores dessas áreas fiquem atentos aos sinais de risco, como rachaduras em paredes e solos encharcados, e busquem abrigo seguro em caso de necessidade.
Equipes da Defesa Civil de Pernambuco permanecem em alerta e recomendam que a população não tente atravessar áreas alagadas, mantenha atenção a encostas e procure se informar junto às rádios, canais oficiais e aplicativos de clima.
2
00:09, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
mais notícias
+