A agência avisa que é importante prestar atenção em sinais como tosse, coriza, sangramento, intensificação de crises de asmas e outros sinais respiratórios.
Sol, provocando calor e baixa umidade. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou uma previsão, na última sexta-feira, 7 de novembro, de baixa umidade relativa do ar para as mesorregiões do Sertão Pernambucano, Sertão do São Francisco e Agreste.
Segundo o órgão, são esperadas temperaturas máximas do ar acima de 36° C e umidade relativa do abaixo dos 20%, até o dia 14 de novembro de 2025.
A Apac alerta que é importante prestar atenção em sinais como tosse, coriza, sangramento, intensificação de crises de asmas e outros sinais respiratórios. O ressecamento dos olhos pode provocar coceira e conjuntivite.
Por fim, a agência informou que caso os sinais não aliviem com as recomendações, procure o serviço de saúde mais próximo e seguir as orientações da Secretaria de Saúde.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, faz um alerta à sociedade: entre os meses de outubro e março, o aumento das temperaturas, a baixa umidade e os ventos mais fortes formam o cenário ideal para a propagação rápida de incêndios florestais. Por isso, o período exige atenção redobrada e colaboração de todos.
A maioria das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) tem origem na ação humana, seja por descuido, práticas inadequadas ou até de forma intencional.
As consequências vão muito além da destruição da vegetação: há desequilíbrio ecológico, problemas respiratórios causados pela fumaça, danos materiais e risco à vida quando o fogo se aproxima de áreas habitadas.
“Grande parte dos incêndios florestais pode ser evitada com atitudes simples. É fundamental que as pessoas não utilizem o fogo para limpar terrenos, descartem corretamente o lixo e jamais joguem pontas de cigarro em áreas com vegetação seca. Cada ação de cuidado faz diferença na preservação do meio ambiente e na segurança de todos”, destaca o comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli.
3
09:15, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos.
mais notícias
+