Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Apac renova aviso e chuvas devem se estender até a quarta (2) na RMR e Mata Norte

Segundo a Apac, há um distúrbio Ondulatório de Leste que está causando aumento da instabilidade e ocasionando as precipitações de chuva.

Gabriel Alves

01 de julho de 2025 às 17:54   - Atualizado às 17:55

Apac: pessoas na chuva.

Apac: pessoas na chuva. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), renovou o aviso meteorológico para a noite desta terça-feira, 1º de julho, e madrugada do dia seguinte até as primeiras horas da manhã da quarta (2). As pancadas de chuva possuem intensidade moderada.

Confira regiões

  • Região Metropolitana do Recife;
  • Mata Norte.

Segundo a Apac, há um distúrbio Ondulatório de Leste que está causando aumento da instabilidade e ocasionando as precipitações de chuva com o grau mencionado.

Ainda de acordo com a Agência, a Zona da Mata Sul, Agreste e em pontos do Sertão, também podem ocorrer pancadas de chuvas de intensidade fraca a moderada.

A população deve parmanecer atenta às orientações da Defesa Civil local.

Veja Também

Apac: rios em alerta

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta terça-feira, 1º de julho, que dois rios atingiram a cota de alerta para possíveis inundações.

De acordo com o boletim mais recente, o Rio das Unas, no município de Jaboatão dos Guararapes, e o Rio Sirinhaém, que atravessa as cidades de Barra de Guabiraba e Cortês, estão com níveis acima do esperado e exigem atenção da população.

A Apac explicou que o Rio das Unas, no trecho de Jaboatão Centro, ultrapassou a marca de segurança definida pelos modelos hidrológicos. O volume acumulado das chuvas dos últimos dias elevou rapidamente o nível da água, aumentando o risco de transbordamento.

O órgão reforçou que os moradores da área ribeirinha devem seguir com atenção redobrada as orientações da Defesa Civil municipal, especialmente em relação a possíveis evacuações preventivas.

Em paralelo, o Rio Sirinhaém também entrou em estado de alerta de inundação. A situação afeta diretamente os municípios de Barra de Guabiraba e Cortês, na Zona da Mata Sul do estado. Nessas localidades, a população já convive com o aumento do volume do rio, que se aproxima de pontos considerados críticos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:59, 15 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac emite aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Previsão

Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em seis cidades de Pernambuco; saiba quais

Aviso indica precipitações de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, com risco de alagamentos e quedas de energia.

Inmet alerta para perigo de chuvas intensas na Paraíba.
Atenção

Inmet: Paraíba tem três alertas de perigo por chuvas intensas

139 cidades estão sob nível laranja de risco, enquanto outras 180 entram em aviso amarelo entre esta terça-feira (14) e a quarta-feira (15).

Alerta de perigo potencial de acumulado de chuvas foi emitido pelo Inmet.
Tempo

INMET: Perigo por acúmulo de chuvas coloca 53 cidades do interior de Pernambuco em alerta

De acordo com o órgão, a previsão indica precipitações com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros acumulados ao longo do dia.

mais notícias

+

Newsletter