Apac: pessoas na chuva. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), renovou o aviso meteorológico para a noite desta terça-feira, 1º de julho, e madrugada do dia seguinte até as primeiras horas da manhã da quarta (2). As pancadas de chuva possuem intensidade moderada.
Confira regiões
Segundo a Apac, há um distúrbio Ondulatório de Leste que está causando aumento da instabilidade e ocasionando as precipitações de chuva com o grau mencionado.
Ainda de acordo com a Agência, a Zona da Mata Sul, Agreste e em pontos do Sertão, também podem ocorrer pancadas de chuvas de intensidade fraca a moderada.
A população deve parmanecer atenta às orientações da Defesa Civil local.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta terça-feira, 1º de julho, que dois rios atingiram a cota de alerta para possíveis inundações.
De acordo com o boletim mais recente, o Rio das Unas, no município de Jaboatão dos Guararapes, e o Rio Sirinhaém, que atravessa as cidades de Barra de Guabiraba e Cortês, estão com níveis acima do esperado e exigem atenção da população.
A Apac explicou que o Rio das Unas, no trecho de Jaboatão Centro, ultrapassou a marca de segurança definida pelos modelos hidrológicos. O volume acumulado das chuvas dos últimos dias elevou rapidamente o nível da água, aumentando o risco de transbordamento.
O órgão reforçou que os moradores da área ribeirinha devem seguir com atenção redobrada as orientações da Defesa Civil municipal, especialmente em relação a possíveis evacuações preventivas.
Em paralelo, o Rio Sirinhaém também entrou em estado de alerta de inundação. A situação afeta diretamente os municípios de Barra de Guabiraba e Cortês, na Zona da Mata Sul do estado. Nessas localidades, a população já convive com o aumento do volume do rio, que se aproxima de pontos considerados críticos.
3
08:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+