Apac: chuva em cidade de Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), renovou o aviso meteorológico para a continuidade de chuva nesta segunda-feira, 4 de agosto, em três regiões de Pernambuco.
De acordo com a Apac, as precipitações com intensidade moderada ocorrem devido a um canal de umidade que favorece as pancadas de chuva.
Veja regiões
A região do Agreste também tem previsão de chuva, mas com intensidade de fraca a moderada.
Caso necessário, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil.
De acordo com a APAC, um canal de umidade formado pelos resquícios de uma frente fria pode provocar precipitações significativas nas regiões citadas. O órgão orienta que a população siga as recomendações da Defesa Civil, principalmente em áreas conhecidas por alagamentos, deslizamentos ou proximidade de rios.
A cidade do Recife entrou em estágio de atenção às 5h da última segunda-feira, 28 de julho, por conta das chuvas registradas nas últimas horas e da previsão de mais precipitações ao longo do dia. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da capital pernambucana (COP), que orienta a população a evitar deslocamentos, especialmente durante o período de maré alta.
“O Centro de Operações (COP) do Recife informa que, devido ao acúmulo e à continuidade das chuvas no momento de maré alta, às 6h10, a cidade entrou em estágio de Atenção. Dessa forma, a orientação à população é, se possível, realizar deslocamentos fora desse horário”, diz o comunicado.
Segundo o COP, o estágio de atenção é decretado quando há registros de ocorrências ligadas ao clima em pelo menos um ponto da cidade, além de impactos perceptíveis na rotina urbana, como alagamentos, congestionamentos ou risco em áreas de morro. A classificação representa médio risco para a população.
2
23:25, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+