Segundo o aviso meteorológico da Agência, publicado na sexta-feira, 23 de maio, um sistema que se forma sobre o oceano deve atingir a faixa litorânea neste sábado.
Apac: chuva no centro do Recife. Foto: Bruno Vila Nova/Arquivo Pessoal. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), publicou na sexta-feira, 23 de maio, a previsão do tempo para este final de semana em todo o estado. Segundo o alerta, há possibilidade de chuvas com intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife, nas Matas Norte e Sul.
De acordo com a Agência, um sistema que se forma sobre o oceano deve atingir a faixa litorânea neste sábado (24), provocando chuvas mais intensas principalmente no final da tarde e durante a noite.
A previsão indica também a continuidade de chuva para a madrugada e início do domingo (25). No entanto, a intensidade pode variar entre fraca e moderada nas regiões citadas.
Para a área agrestina de Pernambuco, chuvas de fraca a moderada são previstas no sábado e com intensidade menor no domingo. No Sertão, a tendência é de precipitações fracas em ambos os dias, segundo a Apac.
A Apac segue monitorando as condições meteorológicas e recomenda que a população acompanhe os boletins atualizados e siga as orientações da Defesa Civil em caso de chuvas acumuladas.
O Rio Amaraji, em Ribeirão, município de Pernambuco, atingiu a cota de inundação, segundo aviso hidrológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), publicado na noite da quarta-feira, 21 de maio.
Diante desta situação, os municípios de Ribeirão e Gameleira, foram afetados pelo extravasamento do rio.
Tanto a Apac, quanto a Defesa Civil, permaneceram monitorando a situação e podem modificar o aviso, caso haja necessidade.
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou também na quarta (21), que o município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, registrou 157 milímetros de chuva em 24 horas.
Outros quatro municípios pernambucanos também registraram mais de 100 mm de água nesse período. Confira:
3
07:20, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+