Apac: chuva no Recife. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, o boletim de previsão do tempo para a semana. A instituição alerta para chuvas de intensidade moderada entre quinta (5) e sexta-feira (6) na Região Metropolitana do Recife (RMR), na Zona da Mata Norte e na Zona da Mata Sul.
Até quarta-feira (4), a previsão indica chuvas fracas a moderadas para o litoral, com pancadas isoladas no Agreste e no Sertão. A partir de quinta, o cenário muda nessas regiões.
Na RMR e nas zonas da Mata, as chuvas devem ganhar força e atingir intensidade moderada, com acumulados entre 30mm e 50mm, segundo a escala utilizada pela Apac. No Agreste, a previsão é de chuvas fracas a moderadas nesses dois dias. Já o Sertão deve registrar aumento nas precipitações apenas na sexta-feira.
De acordo com a classificação da Apac, chuvas fracas acumulam até 10mm de água. Chuvas de intensidade fraca a moderada somam entre 10mm e 30mm, enquanto as de intensidade moderada acumulam entre 30mm e 50mm.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) atualizou a previsão do tempo para o último fim de semana, indicando aumento na intensidade das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Sul. As precipitações ganharam força a partir do sábado, 31 de maio, com tendência de continuidade no domingo, 1º de junho.
Segundo a Apac, a Zona da Mata Sul, que já apresentou pancadas de chuva classificadas como “fracas a moderadas” nesta sexta-feira (30), passará a registrar chuvas de intensidade “moderada” durante o sábado e o domingo. A Região Metropolitana segue o mesmo padrão de instabilidade, com previsão “fraca a moderada” no sábado e “moderada” no domingo.
A Zona da Mata Norte também deve receber chuvas entre fracas e moderadas ao longo do fim de semana, enquanto o Agreste terá chuvas fracas nos dois dias. Para o Sertão, a previsão não indica ocorrência de chuvas.
A Apac define como “chuva fraca a moderada” o volume acumulado entre 10 mm e 30 mm. Quando os acumulados ficam entre 30 mm e 50 mm, a classificação passa a ser “moderada”.
2
3
14:42, 11 Jul
27
°c
Fonte: OpenWeather
Previsão inclui municípios da Região Metropolitana do Recife e zonas da Mata Norte e Sul; risco é de até 50 mm de chuva ao longo do dia.
De acordo com a Apac, as precipitações são causadas pela permanência de um canal de umidade sobre o território pernambucano.
De acordo com o Inmet, a previsão aponta para chuvas com volume entre 20 mm e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia.
mais notícias
+