Pessoas com guarda-chuva em dia de temporal. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) divulgou nesta sexta-feira, 10 de janeiro, um alerta de risco de chuvas moderadas a fortes no Sertão de Pernambuco ao longo do dia.
Conforme observado nos últimos dias, algumas áreas do Sertão (Araripe e Central) e do Sertão do São Francisco, no extremo oeste do estado, continuam registrando volumes de chuva acima da média.
Entre os municípios mais afetados, São José do Belmonte acumulou 152,83 mm nas últimas 12 horas. Verdejante (74,56 mm), Triunfo (73,67 mm) e Cabrobó (56 mm) aparecem na sequência com os maiores índices no período.
Enquanto o Sertão segue com chuvas intensas, a Região Metropolitana do Recife não deve registrar precipitações, apesar de céu parcialmente nublado em algumas áreas. A temperatura na região deve variar entre 32°C e 25°C.
Nas zonas da Mata Norte e Sul, o cenário permanece estável, com temperaturas oscilando entre 33°C e 22°C. No Agreste, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite, com intensidade fraca, e termômetros marcando entre 32°C e 20°C.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste.
No entanto, em algumas áreas dessas Regiões, como Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, região central do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão variar entre próximo e abaixo da média histórica.
Por outro lado, em São Paulo e áreas localizadas no centro-sul do Rio de Janeiro, os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média, enquanto que Minas Gerais e Espirito Santo poderão registrar precipitação abaixo da média.
Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade e acima da média em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Porém, em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente no norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC.
2
02:24, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+