Pessoas na chuva. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica pancadas de chuva com intensidade moderara (pontualmente forte) entre a noite desta sexta-feira, 19 de junho e ao longo do sábado (20) nas seguintes regiões:
Segundo o órgão, um canal de umidade associado aos remanescentes de um sistema frontal está favorecendo a formação de precipitações no estado.
Moradores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano devem ficar atentos às condições climáticas nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de nível amarelo, classificado como perigo potencial, devido à previsão de acumulados significativos de chuva entre esta sexta-feira, 19 de junho, e o domingo (21).
De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas pode provocar transtornos localizados, especialmente em regiões com histórico de problemas durante períodos chuvosos.
Entre os riscos apontados estão alagamentos em vias urbanas, acúmulo de água em pontos críticos e pequenos deslizamentos de terra em encostas e áreas de morro.
Por esse motivo, a população que reside em locais considerados de risco deve acompanhar constantemente as atualizações dos órgãos oficiais.
Durante o período de instabilidade climática, o Instituto Nacional de Meteorologia recomenda algumas medidas preventivas:
Os telefones para atendimento são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.
1
3
4
13:29, 13 Set
28
°c
Fonte: OpenWeather
O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
O órgão alertou ainda para a ocorrência de microexplosões nas áreas de tempo severo, geradas por fortes correntes de ar descendentes dentro das nuvens que atingem a superfície com intensidade.
Nas imagens que circulam nas rede sociais, uma coluna de poeira aparece girando e se deslocando por uma área aberta no município de Felipe Guerra, no Oeste do estado.
mais notícias
+