De acordo com a Apac, a intensificação das precipitações está relacionada a áreas de instabilidade associadas à circulação atmosférica vinda do oceano.
Apac: clima de chuva no Recife. Foto: Fernanda Diniz/Arquivo Pessoal. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta amarelo de estado de observação para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul. A previsão indica chuvas moderadas nessas áreas a partir da tarde desta segunda-feira, 14 de julho.
De acordo com a Apac, a intensificação das precipitações está relacionada a áreas de instabilidade associadas à circulação atmosférica vinda do oceano. O aviso, válido até esta terça-feira (15), destaca a possibilidade de acumulados significativos de chuva, principalmente na Mata Sul.
A população das regiões citadas deve acompanhar as atualizações da Apac e redobrar a atenção em áreas de risco.
"A chegada das áreas de instabilidades, atingindo o Leste de Pernambuco, deverão influenciar o tempo também no Agreste, o que deixará esta região com muitas nuvens e chuvas fracas e isoladas", informou a Apac.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, um novo alerta de perigo potencial de chuvas para a faixa litorânea de Pernambuco. O aviso é válido até a manhã da terça (15) e abrange 29 municípios, incluindo cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.
De acordo com o Inmet, há previsão de precipitações entre 20 mm e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia, o que classifica o grau de severidade como de perigo potencial.
Veja municípios
Além do litoral pernambucano, o alerta também se estende à faixa litorânea da Paraíba, parte do litoral de Alagoas e do Rio Grande do Norte.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar alagamentos e busque mais informações junto à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.
3
07:29, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+