O Inmet mantém alerta vermelho para tempestades em quatro estados. Foto: Reprodução/IA
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para partes de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, entre este domingo (16) e segunda-feira (17). Segundo o órgão, as condições meteorológicas previstas são de forte instabilidade, com chuvas volumosas, ventos muito intensos e possibilidade de granizo.
Na região sob alerta, a previsão indica chuvas que podem ultrapassar 60mm por hora ou, num acumulado diário, superar 100mm, conforme divulgado pelo Inmet. Além disso, há risco de rajadas de vento com velocidade superior a 100km/h, acompanhadas por queda de granizo.
De acordo com as estimativas meteorológicas, a origem dessa condição grave está na passagem de um ciclone extratropical, que deve atuar sobre a região entre o Sul e o Centro-Oeste do Brasil ao longo do fim de semana. As 725 cidades afetadas por esse alerta máximo se estendem por 4 estados, segundo o Inmet.
A instabilidade não ficará restrita apenas aos quatro estados em alerta vermelho. O centro-sul do país também está sob advertência: há um alerta laranja para localidades de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nessas regiões, são esperadas chuvas entre 30mm/h e 60mm/h, com ventos entre 60km/h e 100km/h.
Segundo os meteorologistas, a frente fria que impulsiona esse cenário avança rápido. No domingo, deve provocar pancadas de chuva persistentes, trovoadas e chances de granizo nas áreas de alerta vermelho. Já na segunda-feira, a instabilidade prevista se concentra de manhã sobre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Durante a tarde de segunda, o sistema deve se espalhar para Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e à noite chegar ao Rio de Janeiro, segundo projeções do Inmet. Com a passagem da frente fria, os especialistas apontam para uma queda acentuada nas temperaturas, e há até previsão de geadas no Sul a partir da terça-feira (18).
As recomendações para a população nas áreas sob alerta incluem medidas preventivas simples, mas importantes. Segundo o Inmet, moradores dessas regiões devem desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia em momentos de tempestade. O órgão também orienta que documentos e objetos de valor sejam armazenados em sacos plásticos, caso haja risco de enxurradas. Ainda, é recomendado buscar abrigo durante os períodos de maior instabilidade e evitar permanecer em locais abertos, especialmente quando houver rajadas de vento fortes.
3
09:13, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas.
mais notícias
+