Entre os nomes convidados estão o diretor Marcelo Caetano, conhecido pelo longa Baby; o diretor de elenco Gabriel Domingues, que trabalhou em O Agente Secreto.
25 de junho de 2026 às 14:52 - Atualizado às 16:28
Recorde! Brasil conquista número histórico de indicações ao Oscar Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, pode se tornar realidade para um novo grupo de profissionais brasileiros do cinema, sendo ao menos sete deles pernambucanos. A entidade divulgou nesta quinta-feira, 26 de junho, sua lista anual de convites para novos membros, incluindo dez representantes do Brasil entre os selecionados.
Entre os nomes convidados estão o diretor Marcelo Caetano, conhecido pelo longa Baby; o diretor de elenco Gabriel Domingues, que trabalhou em O Agente Secreto; e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, responsável por Sonhos de Trem. Caso aceitem o convite, eles passarão a integrar o grupo de profissionais habilitados a participar das futuras votações do Oscar.
A presença brasileira na lista deste ano foi impulsionada principalmente pelo destaque internacional de O Agente Secreto, produção de Kleber Mendonça Filho que conquistou quatro indicações ao Oscar em 2026.

Além de Domingues, outros integrantes da equipe do filme também receberam convites da Academia, como a figurinista Rita Azevedo, os montadores Matheus Faria e Eduardo Serrano e o diretor de arte Thales Junqueira.
A lista ainda contempla profissionais brasileiros de outras produções, como o editor de som Bernardo Uzeda, ligado a As Boas Maneiras, e a diretora de fotografia Wilssa Esser, que trabalhou em Aurora.
Gabriel Domingues e Adolpho Veloso já haviam sido indicados ao Oscar neste ano. A Academia costuma considerar automaticamente profissionais indicados à premiação para futuras convocações.
Nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho comemorou a presença de colegas pernambucanos entre os novos convidados.
"Meus parabéns com muita alegria aos amigos e amigas colaboradores de 'O Agente Secreto' que foram convidados no dia de hoje para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Muitos pernambucanos na lista, e que nunca saíram do Recife", escreveu o cineasta aos conterrâneos.
A relação divulgada pela Academia reúne 529 profissionais de diferentes áreas da indústria cinematográfica mundial. Segundo a instituição, 53% dos convidados vivem fora dos Estados Unidos, enquanto 56% pertencem a grupos historicamente sub-representados.
Se todos aceitarem o convite, a Academia passará a contar com mais de 11 mil integrantes, sendo pouco mais de 10 mil aptos a votar nas categorias do Oscar.
Os novos convidados reforçam a participação brasileira na entidade, que já conta com nomes como Fernanda Montenegro, Alice Braga, Sonia Braga, Wagner Moura, Selton Mello, Walter Salles, José Padilha e Anna Muylaert, entre dezenas de outros representantes do audiovisual nacional.
3
4
23:26, 25 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Antes de se tornar uma das maiores estrelas da televisão, atriz viveu uma personagem central em produção que alcançou feitos inéditos no exterior.
Laura morreu em sua casa na Zona Oeste de São Paulo, de causas naturais, segundo informações divulgadas pela família. Glória também morreu de causas naturais, em sua residência no Rio de Janeiro.
Com uma trajetória que atravessou diferentes momentos da televisão nacional, Glória construiu uma carreira de mais de seis décadas, com trabalhos no teatro, cinema e, principalmente, na teledramaturgia.
mais notícias
+