Considerado um dos eventos audiovisuais mais tradicionais do Brasil, o festival recebeu mais de 1.400 inscrições de longas e curtas-metragens para esta edição.
01 de junho de 2026 às 17:25 - Atualizado às 17:44
Taís Araújo em Doutor Monstro. Foto: Divulgação/Olhar Filmes
O Cine PE inicia nesta segunda-feira, 1º de junho, sua 30ª edição reunindo produções de várias regiões do país, convidados do cinema nacional e uma programação especial para celebrar três décadas de história.
O festival segue até o próximo domingo (7), com atividades gratuitas no Teatro do Parque e no Cinema São Luiz, no Recife.
Considerado um dos eventos audiovisuais mais tradicionais do Brasil, o Cine PE recebeu mais de 1.400 inscrições para esta edição e selecionou longas e curtas-metragens que disputam as mostras competitivas.
Além das exibições, a programação inclui homenagens, lançamento de livro, debates e uma retrospectiva dedicada à trajetória do festival.
A abertura será marcada pela exibição de "Doutor Monstro", novo longa dirigido por Marcos Jorge e protagonizado por Taís Araújo. Inspirado em um caso criminal que ganhou repercussão nacional, o filme acompanha o julgamento de um cirurgião plástico condenado pelo assassinato de uma ex-companheira.
Ao longo da semana, o público poderá assistir a produções de ficção, documentários, animações e obras experimentais, além de acompanhar a presença de nomes conhecidos do audiovisual brasileiro. Entre os destaques estão os longas "BuenosAires", "Resta Um", "Mapas", "A Fabulosa Máquina do Tempo" e "Onde Estamos Seguros".
A atriz Cláudia Abreu será uma das homenageadas da edição e receberá a tradicional Calunga Dourada, principal reconhecimento concedido pelo festival.
19h – Abertura Oficial
Mostra Competitiva de Longas
19h – Mostras Competitivas
Curtas Pernambucanos
Curtas Nacionais
Longa Competitivo
19h – Mostras Competitivas
Curtas Pernambucanos
Curtas Nacionais
Longa Competitivo
15h – Lançamento do livro
19h – Mostras Competitivas
Homenagem
Curtas Pernambucanos
Curtas Nacionais
Longa Competitivo
15h – Papo de Cinema
Tema: "Os Desafios Profissionais da Sétima Arte"
Local: Auditório Capiba – Uninassau Graças
19h – Mostras
Hors Concours
Curtas Pernambucanos
Curtas Nacionais
Longa Competitivo
15h – Mostra Matinê
Local: Cinema São Luiz
19h – Mostras Competitivas
Curtas Pernambucanos
Curtas Nacionais
Longa Competitivo
14h – Mostras Matinê
Local: Cinema São Luiz
Mostra Sonoridade Pernambucana
Mostra Performance do Oculto
19h – Encerramento
Homenagem Gullane
Hors Concours
30º Cine PE – Festival do Audiovisual
De 1º a 7 de junho
Teatro do Parque e Cinema São Luiz – Recife
Entrada gratuita mediante retirada antecipada pelo site Vendyno (24 horas antes de cada sessão)
Informações: festivalcinepe.com.br
1
2
3
4
19:14, 03 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a corporação, as 12 vítimas faziam parte de uma comunidade religiosa de orações virtuais em Colombo.
A informação foi confirmada por um familiar e até o momento, a causa da morte não foi divulgada.
De criaturas mitológicas a viagens no tempo, passando por ceifadores, deuses, fantasmas e universos paralelos, esses k-dramas combinam elementos fantásticos com suspense, ação e, muitas vezes, uma boa dose de emoção
mais notícias
+