Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Vergonha que mostra total descontrole na Segurança Pública", diz prefeito sobre operação no RJ

O confronto deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas, além de causar o bloqueio da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade.

Everthon Santos

24 de outubro de 2024 às 12:37   - Atualizado às 12:37

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, critica operação no RJ.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, critica operação no RJ. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou um vídeo em suas redes sociais comentando sobre o tiroteio ocorrido no Complexo de Israel (assista vídeo abaixo).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O confronto deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas, além de causar o bloqueio da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade.

Paes fez diversas críticas ao secretário estadual de Segurança, Victor Santos, sobre à condução da segurança pública no estado.

"Esse caso do Complexo de Israel, essa loucura na Avenida Brasil, fechando trens, BRT, carros parados, pessoas atrás de muretas, nessa vergonha que mostra o total descontrole de vocês na segurança", afirmou.

Além disso, o prefeito relatou um episódio anterior envolvendo o traficante Alvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, chefe da facção criminosa Terceiro Comando Puro, que atua na região do Complexo de Israel.

Paes lembrou que, meses atrás, entrou em contato diretamente com o secretário de Segurança para tratar de um evento em uma igreja católica em Brás de Pina, que teria sido proibido por ordem do criminoso.

“Como não apareceu ninguém lá, eu tive que ir pessoalmente para garantir ao padre a festa junina dele”, desabafou.

Peixão, citado pelo prefeito, tem 35 anotações criminais em sua ficha, mas segue em liberdade, mesmo após ser indiciado e denunciado diversas vezes.

"A cidade está entregue à criminalidade, sem que a gente veja uma política pública de segurança. A gente não tem clareza do que vocês fazem", criticou.

Assista vídeo

Entenda o caso

Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, a Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio de Janeiro, foi palco de tiroteio durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, localizado na Zona Norte da cidade (assista vídeo abaixo).

O confronto, que teve início por volta das 7h, paralisou a avenida por cerca de duas horas, causando pânico entre motoristas e moradores da região. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas.

De acordo com informações da corporação, os agentes enfrentaram forte resistência armada por parte dos criminosos, o que escalou rapidamente a violência no local. Diante da gravidade da situação, a PM chegou a considerar a possibilidade de suspender a ação para preservar a segurança dos agentes e civis.

O tiroteio provocou a interrupção total do tráfego na Avenida Brasil, resultando em congestionamentos e transtornos para quem se deslocava pela região. Por volta das 9h15, o trânsito foi parcialmente liberado, funcionando no sistema de "Siga e Pare", com apenas uma faixa liberada por vez. Também houve interrupção da circulação de trens da Supervia e o fechamento de algumas estações, além de uma redução na quantidade de ônibus que cruzam a área.

Durante o confronto, criminosos atearam fogo em carros e montaram barricadas para dificultar o avanço das forças policiais. Relatos de moradores e motoristas indicam que muitos tentaram se proteger atrás das muretas da avenida, temendo serem atingidos pelos disparos.

A situação de tensão foi agravada pela presença de valas cavadas pelos criminosos nas ruas internas do Complexo de Israel, uma tática utilizada para impedir o avanço das viaturas da polícia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:28, 15 Abr

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de trabalho digital.
Benefício

Jornada de Trabalho reduzida e auxílio-creche; veja o que muda para terceirizados e quais serviços

terceirizados que prestam serviço à administração pública agora têm direito ao benefício do reembolso-creche e à redução da jornada de trabalho

Ministro do STF, Gilmar Mendes
Declaração

Gilmar Mendes diz que não há base legal para CPI do Crime Organizado indiciar ministros do STF

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), indiciou os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes de responsabilidade

Ministro Alexandre de Moraes e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro
Falta

Eduardo Bolsonaro não comparece a interrogatório marcado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF

O inquérito apura a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras

mais notícias

+

Newsletter