Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sarney é diagnosticado com Covid aos 94 anos e terá que ficar em repouso por uma semana

Segundo assessores, o ex-presidente já há alguns dias estava apresentando sintomas de um resfriado um pouco mais forte e se sentia cansado, tinha tosse e coriza.

Ricardo Lélis

17 de abril de 2025 às 16:09   - Atualizado às 16:09

José Sarney.

José Sarney. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 O ex-presidente José Sarney foi diagnosticado com Covid na quarta-feira, 16 de abril, após fazer o teste da farmácia que confirmou a presença do vírus.

Segundo assessores, Sarney já há alguns dias estava apresentando sintomas de um resfriado um pouco mais forte e se sentia cansado, tinha tosse e coriza.

Ele está em Brasília e se preparava para viajar a Minas Gerais, onde participaria, na segunda-feira, 21 de uma cerimônia para lembrar os 40 anos da morte do ex-presidente Tancredo Neves.

Diante da persistência dos sintomas, os enfermeiros que trabalham na casa, cuidando de D. Marly, esposa do ex-presidente, recomendaram que ele fizesse o teste.

Ao receber o resultado positivo, o ex-presidente falou com o infectologista David Uip, que está em São Paulo e é um dos maiores especialistas do País, e com a cardiologista Nubia Welerson Vieira, de quem já é paciente.

Veja Também

Ele foi submetido a exames de imagem e laboratoriais no Hospital Brasília Águas Claras, Rede Américas. Os resultados não mostraram alterações.

"O ex-presidente está clinicamente estável, os exames estão dentro da normalidade, não foi necessário interná-lo, ele foi medicado e recomendado repouso por sete dias", diz o boletim médico divulgado pela cardiologista.

Sarney permanecerá em casa com a esposa, mas os filhos vão evitar as visitas por cauda do receio do contágio.

De acordo com assessores, o que o ex-presidente mais sentiu foi não poder comparecer às homenagens que serão prestadas ao presidente Tancredo Neves, morto em 1985, a quem ele sucedeu.

A posse de Sarney - embora ele e Tancredo tenham sido eleitos pelo Colégio Eleitoral - pôs fim aos anos em que o País viveu sob as regras do golpe militar de 1964. Tancredo e Sarney foram os dois últimos presidentes escolhidos por eleição indireta.

Foi em seu período no cargo que o Congresso promulgou a nova Constituição Federal, em 1988, que está em vigência desde então.

A partir de 1989, quando Sarney deixou o cargo, o Brasil passou a viver sob o regime democrático e elegeu, já pelo voto direto, Fernando Collor, que foi afastado da presidência por um processo de impeachment, em 1992.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:42, 14 Set

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

"Gato SRD Mais Bonito do Brasil": diversidade de pelagens e histórias que inspiram a adoção. Vencedor de 2024, o gatinho Pipo.
Animais

Concurso do gato mais bonito do Brasil abre inscrições gratuitas nesta segunda (14)

Competição nacional chega à quinta edição com votação popular e diferentes etapas para valorizar a diversidade dos felinos sem raça definida.

Ministro do STF André Mendonça.
Apurações

Mendonça diz que acesso a celular de Vorcaro pode "tumultuar julgamento" no STF

Ministro afirmou que dados além dos autos podem comprometer investigações e sessão marcada para terça-feira, 15 de setembro.

Lula, Presidente da República
Eleições

Pesquisa BTG/Nexus: aprovação do governo Lula chega a 47% entre eleitores brasileiros

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

mais notícias

+

Newsletter