Naufrágio no Rio Amazonas: cantor gospel é identificado entre as vítimas e número de mortos sobe Foto: Reprodução
Três pessoas morreram após o naufrágio da embarcação Lima Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira, 13 de fevereiro, na região do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus. A terceira vítima foi identificada na segunda-feira (16) pelo Instituto Médico Legal (IML) como Fernando Grandêz, de 39 anos.
O corpo foi encontrado por volta das 13h, durante as buscas realizadas no Rio Amazonas. Fernando estava entre os sete desaparecidos desde o acidente. A confirmação da identidade foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Nova Olinda do Norte, Cristian Martins, que informou que o laudo pericial apontou compatibilidade com as características da vítima.
Cantor de música gospel, Fernando Grandêz era integrante de uma igreja evangélica em Manaus e tinha mais de 8 mil seguidores nas redes sociais, onde divulgava apresentações em eventos religiosos na capital. O velório foi realizado na manhã de terça-feira (17), na IEADAM Vila Marinho, no bairro Compensa. Após o culto, o cortejo seguiu para o Cemitério Recanto da Paz, em Iranduba.
A lancha havia saído de Manaus por volta das 12h30 com destino ao município de Nova Olinda do Norte. Ao todo, 80 pessoas estavam a bordo no momento do naufrágio. Segundo as autoridades, 71 passageiros foram resgatados sem ferimentos graves, seis permanecem desaparecidos e três mortes foram confirmadas, entre elas, a de uma criança de 3 anos, Samila de Souza, e a de Lara Bianca, de 22 anos.
As operações de busca entraram no quinto dia e contam com equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil. A embarcação foi localizada a cerca de 50 metros de profundidade. Mergulhadores atuam com o apoio de embarcações, drones e sobrevoos na área.
No sábado (14), o Grupamento de Bombeiros Marítimo enviou reforço ao Amazonas. A equipe é formada por seis bombeiros militares, incluindo um capitão, além de equipamentos especializados para atuação subaquática.
O comandante da lancha, Pedro José da Silva Gama, de 42 anos, foi detido no dia do acidente e vai responder por homicídio culposo. Ele chegou a ser liberado após pagar fiança na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), mas teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
As causas do naufrágio ainda não foram divulgadas oficialmente. Em nota, a empresa Lima de Abreu Navegações informou que a embarcação estava regularizada e com a documentação em dia, e afirmou que colabora com as investigações.
2
3
4
16:14, 17 Fev
30
°c
Fonte: OpenWeather
A PRF informou que, em consulta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus não tinha autorização para realizar esse tipo de fretamento.
Nesta edição, serão concedidas até 12 mil bolsas, conforme critérios adicionais de ocupação de vagas estabelecidos em edital.
Com histórico de saúde considerado frágil, o ex-presidente tem direito a acompanhamento médico, sessões de fisioterapia e autorização para transferência a uma unidade hospitalar em caso de urgência.
mais notícias
+