Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MÉDICO DE LULA não descarta nova CIRURGIA caso sangramento continue

O presidente foi transferido às pressas esta semana para o hospital Sírio-Libanês após apresentar dores de cabeça e sonolência associadas a um acidente doméstico ocorrido em outubro.

Ricardo Lélis

12 de dezembro de 2024 às 18:51   - Atualizado às 18:51

Lula e o médico cardiologista Roberto Kalil

Lula e o médico cardiologista Roberto Kalil Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. 

O procedimento começou por volta de 7h25, durou cerca de uma hora, e aconteceu sem intercorrências. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula está acordado e conversando.

A nova cirurgia consiste na embolização da artéria meníngea média, ou seja, um procedimento pouco invasivo que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro.

Em entrevista ao portal Poder360, o médico Roberto Kalil Filho comentou sobre a evolução do quadro de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os possíveis desdobramentos nos próximos dias e semanas. Segundo Kalil, o risco de um novo sangramento na área afetada na cabeça do presidente é considerado mínimo.

Uma das hipóteses levantadas para casos mais graves seria a necessidade de uma craniotomia — procedimento cirúrgico que envolve a remoção de um pedaço do osso do crânio para acessar e retirar completamente a meninge, membrana que recobre o cérebro.

Veja Também

Contudo, o médico foi categórico ao afirmar que essa possibilidade é extremamente remota e que não há indicação de que será necessária.

O presidente segue na UTI e não tem previsão de ser transferido para o quarto.

O presidente, que estava em Brasília, foi transferido às pressas na noite da última segunda (9) para a unidade de São Paulo do hospital Sírio-Libanês, após apresentar dores de cabeça e sonolência associadas a um acidente doméstico ocorrido em outubro.

Na primeira intervenção médica, Lula passou por um procedimento de trepanação, no qual são feitas pequenas perfurações do crânio. Segundo os médicos que acompanham o caso, o presidente se recuperou bem do procedimento e recebeu visitas de familiares na quarta-feira (11).

Apesar de os médicos garantirem que o quadro de saúde do presidente é estável e que não há risco de sequelas, a ausência prolongada levanta especulações sobre sua recuperação e sobre seu real quadro de saúde.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:22, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter