Pernambuco, 27 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula teve 113 reuniões na agenda com Marcola; ex-chefe de gabinete recebeu dinheiro de lobista ligada a Lulinha

A quantidade de reuniões pode ser ainda maior, já que o presidente também mantém compromissos que não constam na agenda oficial. Como exemplo, são citados encontros realizados com o banqueiro Daniel Vorcaro

Romildo Lacerda

06 de agosto de 2026 às 16:01   - Atualizado às 16:02

Lula e Marcola em reunião

Lula e Marcola em reunião Foto: Reprodução/Facebook

O ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como "Marcola", esteve presente em pelo menos 113 reuniões com o chefe do Executivo durante o atual mandato.

O levantamento foi realizado com base nos registros da agenda presidencial pelo Diário do Poder e contabiliza encontros realizados no Palácio do Planalto, no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto.

A quantidade de reuniões pode ser ainda maior, já que o presidente também mantém compromissos que não constam na agenda oficial. Como exemplo, são citados encontros realizados com o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, que não teriam sido registrados oficialmente.

Marco Aurélio ocupou a chefia de gabinete de Lula desde o início do terceiro mandato presidencial, em janeiro de 2023, até julho deste ano, quando deixou o cargo após o surgimento de investigações conduzidas pela Polícia Federal. Posteriormente, ele passou a integrar a campanha eleitoral do presidente, mas acabou sendo desligado da equipe.

Investigação da PF e repasses financeiros

A saída de Marco Aurélio da campanha ocorreu depois que a Polícia Federal identificou depósitos considerados expressivos em sua conta bancária. Os valores teriam sido enviados por Roberta Luchsinger, investigada no inquérito que apura um suposto esquema de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Veja Também

Segundo Marcola, o montante recebido correspondeu a um empréstimo pessoal. "A grana foi 'empréstimo'", afirma o ex-chefe de gabinete, que reconheceu ter recebido R$ 249 mil.

Roberta Luchsinger é apontada como amiga próxima de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha. A Polícia Federal investiga se ambos praticaram atos de corrupção relacionados à atuação em favor do empresário conhecido como "Careca do INSS".

Durante o período em que comandou o gabinete presidencial, um dos postos de maior influência dentro do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Santana Ribeiro recebeu remuneração mensal de R$ 32 mil. Ele permaneceu na função entre janeiro de 2023 e junho de 2026, antes de deixar o governo e, posteriormente, ser afastado da campanha presidencial em meio ao avanço das investigações.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:29, 27 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Anel inteligente.
Aviso

Anvisa alerta que anéis inteligentes não devem ser usados para diagnosticar doenças

Dispositivos monitoram informações como sono e frequência cardíaca, mas dados não substituem exames nem avaliação de profissionais de saúde.

Jatinho derrapa no Aeroporto Santos Dumont.
Incidente

Jatinho sai da pista no Aeroporto Santos Dumont e causa cancelamento de 53 voos

Aeronave derrapou durante o pouso e parou em uma área gramada, desviando 15 voos após fechamento do local.

INSS
Seguro

INSS terá mais de 15 mil atendimentos com mutirões em Pernambuco e outros estados neste fim de semana; confira detalhes

Ao todo, estão previstos 15.752 atendimentos, sendo 12.202 vagas para perícia médica e 3.550 para avaliação social

mais notícias

+

Newsletter