A construtora FG Empreendimentos firmou uma parceria com a Havan, cujo dono é o empresário Luciano Hang, de construir o mais alto prédio residencial do mundo no Brasil.

O lançamento do edifício, que vai se chamar Triumphu Tower, ocorrerá no segundo semestre deste ano. O prédio ficará localizado em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina.

O imóvel se tornará o prédio mais alto do mundo, assumindo o lugar do Steinway Tower, localizado em Nova York, Estados Unidos, de acordo com ranking internacional The Skyscrapper Center.

A nova propriedade será construída na Barra Sul de Balneário Camboriú e terá 509 metros de altura e 159 andares.

Entre os habitantes do Brasil, o novo empreendimento ultrapassará o One Tower, também da mesma empresa construtora. O complexo é reconhecido como o mais alto da América Latina, alcançando 290 metros e contando com 84 pavimentos.

Sua inauguração ocorreu em dezembro de 2022, situando-se também na costa de Balneário Camboriú. O investimento na obra foi de R$ 650 milhões.

Em segundo na lista nacional, temos o Yachthouse, localizado no mesmo município costeiro de Santa Catarina. Composto por duas torres idênticas de 281 metros e 81 andares, o edifício foi erguido pela construtora Pasqualotto, que divulgou planos para elevar sua altura para 294,1 metros. Com isso, o empreendimento assumirá a liderança da lista.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, Balneário Camboriú desponta como uma das cidades brasileiras com maior índice de verticalização, abrigando mais da metade de seus residentes em prédios. Esse fenômeno também se manifesta em outras partes do Brasil. Em Rondonópolis (MT), está em andamento a construção do Niraj Towers, que alcançará 250,4 metros e contará com um shopping integrado às duas torres.

O Grupo TMI Investimentos Imobiliários almeja posicionar seu edifício entre os mais altos da América Latina. Conforme o diretor da companhia, Thiago Teixeirense Muniz, as vendas já ultrapassam R$ 1,3 bilhão.

A altura das construções deve ser certificada pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, com sede em Chicago, nos Estados Unidos.

André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimento, destaca que a construção de prédios demanda sistemas construtivos avançados e utiliza a mais alta tecnologia disponível.