Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Janja diz que privou conta do Instagram após ameaças e "ataques misóginos"

Prints anexados à nota da primeira-dama mostram ofensas como "galinha de presídio" e "vagabunda", além de outras insinuações pejorativas.

13 de março de 2025 às 21:04   - Atualizado às 21:04

Janja priva conta do Instagram.

Janja priva conta do Instagram. Fotos: Antônio Cruz/Agência Brasil e Reprodução/ Redes Sociais

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, restringiu seu perfil no Instagram nesta quinta-feira, 13 de março, após ser alvo de uma série de ataques misóginos nos comentários de suas publicações. Segundo sua assessoria, além de machistas, as mensagens continham teor criminoso, com ameaças à segurança de Janja.

"Janja, apesar de ser uma pessoa pública por ser casada com o presidente da República, tem o domínio sobre seu perfil no Instagram e o direito de decidir restringir sua conta temporariamente para reforçar a moderação dos comentários em suas publicações, bem como de seus seguidores", afirmou a assessoria em nota.

Prints anexados à nota mostram ofensas como "galinha de presídio" e "vagabunda", além de outras insinuações pejorativas. Um usuário chegou a afirmar que Janja seria "a única brasileira que o Lula tirou da pobreza", ao que outro completou: "e da zona".

"Os comentários no perfil da primeira-dama Janja no Instagram são um exemplo de como um grupo de pessoas acha que as redes sociais são uma terra sem lei, onde podem escrever ofensas livremente", ressaltou.

A assessoria de Janja criticou também a falta de controle sobre ataques nas redes sociais e defendeu a regulamentação das plataformas digitais, tanto no Brasil quanto no mundo.

O texto também apontou o que classificou como um "retrocesso" nas diretrizes da Meta, acusando a empresa de flexibilizar regras contra desinformação e discursos de ódio.

"A própria Meta realizou mudanças nas Diretrizes da Comunidade, com medidas que mudam regras da empresa para combater a desinformação e o ódio, alterando especialmente diretrizes sobre gênero e deixando de punir criminosos".

Apesar da restrição, a assessoria informou que novos seguidores continuarão sendo aceitos no perfil de Janja.

"Não é o número de seguidores que importa. E, sim, um ambiente digital minimamente saudável e que respeite não só Janja, mas também aqueles que a seguem por terem interesse real em seus conteúdos publicados no Instagram", concluiu.

Estadão Conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:23, 24 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Placas de energia solar em residências em Pernambuco.
Tecnologia

Energia solar representa segunda maior fonte do Brasil

De acordo com a Absolar, a geração está presente em mais de 5,5 mil municípios e em todos os estados brasileiros.

Netinho é diagnosticado com câncer do sistema linfático após semanas internado para exames
Doença

Netinho é diagnosticado com câncer do sistema linfático após semanas internado para exames

O comunicado, assinado pela diretoria médica do Hospital Aliança Star, em Salvador, afirma que cantos está com "acompanhamento onco-hematológico" e segue com suporte médico especializado.

Tadalafila é o terceiro remédio mais vendido do Brasil.
Relatório

Tadalafila é o terceiro medicamento mais vendido do Brasil em 2024

O remédio é amplamente utilizado no tratamento da disfunção erétil e no tratamento da hipertensão arterial.

mais notícias

+

Newsletter