Pernambuco, 10 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

IPVA zero: veja quais carros entram na lista de isenção com início de 2026

Especialistas alertam que, mesmo sem a cobrança do imposto, permanecem outras despesas obrigatórias, como licenciamento anual, possíveis multas e débitos pendentes.

Ricardo Lélis

01 de janeiro de 2026 às 07:00

IPVA.

IPVA. (Foto: Agência Brasil)

Com a chegada de 2026, motoristas interessados em reduzir os custos fixos do veículo voltam a atenção para os carros isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

A principal novidade é a inclusão dos modelos fabricados em 2006 na faixa de isenção em todo o país, após a padronização da regra nacional.

Desde a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que uniformizou a legislação, veículos de passeio, comerciais leves e de uso misto com 20 anos ou mais de fabricação passaram a ter isenção do IPVA em todos os estados.

Na prática, isso significa que, a partir do próximo ano, os carros fabricados em 2006 deixam de pagar o imposto mesmo em unidades da federação que antes exigiam prazos maiores para a concessão do benefício.

Apesar da regra nacional, alguns estados mantêm prazos menores para a isenção, o que pode antecipar a economia para quem pretende adquirir um veículo usado mais recente, a depender do local de registro do automóvel.

Veja Também

Atualmente, a isenção ocorre a partir de 10 anos de fabricação no Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima. Em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, o benefício é concedido após 15 anos. Nos demais estados, como São Paulo, o prazo segue sendo de 20 anos.

Especialistas alertam que, mesmo sem a cobrança do IPVA, permanecem outras despesas obrigatórias, como licenciamento anual, possíveis multas e débitos pendentes. Além disso, o seguro de veículos mais antigos tende a ser mais caro ou oferecer coberturas limitadas.

Outro ponto de atenção é o custo de manutenção, que costuma ser mais elevado em carros com maior tempo de uso, tanto em manutenções preventivas quanto em reparos inesperados. Veículos com 15 ou 20 anos de fabricação geralmente apresentam maior consumo de combustível, necessidade mais frequente de troca de peças e níveis de segurança inferiores aos padrões atuais.

Entre os modelos que passam a integrar a lista de veículos com IPVA zero em 2026 estão:

  • Honda Civic
  • Toyota Corolla
  • Ford Fusion
  • Volkswagen Jetta 
  • Chevrolet Astra
  • Renault Mégane
  • Hyundai Santa Fe, da segunda geração.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:58, 10 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do STF, ministro Edson Fachin
Decisão

Fachin pretende arquivar inquérito das Fake News após análise de 108 procedimentos

Em ofício enviado a Fux, o presidente do STF informou que todos os procedimentos que foram abertos contra Bolsonaro, exceto o inquérito das Fake News, estão sem sigilo e podem ser consultados.

Aeronave da Polícia Militar cai perto do Aeroporto de Ipatinga e deixa três mortos em Minas Gerais .
Tragédia

Aeronave da Polícia Militar cai perto do Aeroporto de Ipatinga e deixa três mortos em Minas Gerais

O monomotor decolou do Aeroporto da Pampulha e tinha como destino a cidade de Juatuba, a cerca de 50 quilômetros da capital mineira.

Tributos da gasolina são zerados e subsídios a combustíveis, ampliados
Medida

Governo zera tributos sobre a gasolina e amplia subsídios aos combustíveis

Com a decisão, a redução tributária sobre a gasolina passa de R$ 0,63 para R$ 0,89 por litro, zerando as alíquotas de PIS/Pasep, Cofins e Cide-Combustíveis.

mais notícias

+

Newsletter