Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gripe aviária: exportação da carne de frango, no Brasil, é suspensa em 24 mercados

O ministro Carlos Fávaro, da Agricultura, afirmou que a pasta está buscando revisão dos protocolos para regionalização das restrições de embarques em caso de doenças sanitárias.

Gabriel Alves

28 de maio de 2025 às 11:21   - Atualizado às 11:21

Gripe aviária: especialista medicando galinha.

Gripe aviária: especialista medicando galinha. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que as exportações de carne de frango de todo o Brasil estão suspensas para 24 destinos, enquanto outros 13 suspenderam as importações de frango proveniente do Rio Grande do Sul e outros restringiram as compras de um raio de 10 km do foco onde a gripe aviária foi detectada.

"As medidas de embargos são fruto de protocolos estabelecidos nas aberturas de mercados. De 160 países que o Brasil tem relação comercial, 128 mercados continuam plenamente abertos e sem restrições nem para o Rio Grande do Sul", disse Fávaro, na terça-feira, 27 de maio, durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

"A imensa maioria dos países não se manifestou contrária às exportações do frango brasileiro e reconheceu a força do sistema brasileiro", acrescentou o ministro.

As suspensões das importações de frango brasileiro ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial em Montenegro (RS), em 15 de maio. As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores.

O ministro afirmou que a pasta está buscando a revisão dos protocolos para regionalização das restrições dos embarques em caso de doenças sanitárias, citando o acordo firmado com o Japão para regionalização do protocolo.

Veja Também

"Estamos prestando informações a todos os países. Agora temos de ter a paciência de passar pelos 22 dias finais do vazio sanitário para que possamos anunciar o Brasil livre de gripe aviária e avançar na repactuação com todos os países que restringiram. Até lá não é recomendável que fiquemos pedindo a regionalização aos países", afirmou Fávaro.

Entre os países importadores, o Brasil negocia a regionalização dos embarques com a Coreia do Sul. As tratativas estão em andamento.

"É uma livre iniciativa da Coreia do Sul", pontuou.

Sobre os impactos comerciais das suspensões às exportações, o ministro afirmou que não são "alarmantes", já que o País exporta cerca de 30% do que produz e 70% é destinado ao mercado doméstico.

"Haverá um direcionamento para o mercado interno, mas não é alarmante", observou o ministro.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:57, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Público

STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Alexandre de Moraes

A Corte também adotou medidas de segurança durante o julgamento, que está previsto para começar às 10h desta terça-feira (15)

Time do vôlei feminino.
Vitória

Brasil vence Argentina no Pré-Olímpico e garante vaga no vôlei feminino em Los Angeles 2028

As brasileiras fecharam a partida com parciais de 26/24, 25/19 e 25/16. O confronto contra as argentinas foi o quinto e último da competição, disputada no sistema de pontos corridos.

Nattan e Rey Vaqueiro.
Famosos

Nattan fala em inveja após acidente de Rey Vaqueiro, que faria shows em Pernambuco

Cantor citou "guerra espiritual" ao comentar o susto vivido pelo colega; apresentações em Custódia e Canhotinho foram canceladas.

mais notícias

+

Newsletter