O Centauro II chega para substituir os blindados 6x6 Cascavel em tropas de Cavalaria e Infantaria, e deve ser operado tanto em missões de defesa quanto em operações de manutenção da paz e de apoio.
Viatura blindada de combate de cavalaria (VBC Cav) Centauro II. (Foto: Divulgação)
O Exército Brasileiro assinou na segunda-feira, 31 de agosto, o contrato de aquisição definitiva de um lote de unidades da viatura blindada de combate de cavalaria (VBC Cav) Centauro II.
A ação corresponde a mais uma etapa do processo de análise e obtenção de novas viaturas blindadas, uma iniciativa inserida no Programa Estratégico Forças Blindadas.
O acordo estabelece o começo das aquisições com um lote inicial, que desencadeará uma sequência de remessas posteriores até que seja atingido o número total de 98 viaturas.
Em solenidade conduzida no Quartel-General do Exército, assinaram o contrato o Comandante Logístico, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o dirigente da empresa CIO (Consórcio IDV - Oto Melara), Giovanni Luisi; o diretor da empresa Leonardo Electronics, Davide Cioppi; e o diretor-executivo da IDV Latin America, Humberto Spinetti.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que destacou que a assinatura não representa apenas a aquisição de novas viaturas para o Exército, mas, sobretudo, um compromisso com o futuro.
O Comandante reforçou que a aquisição dos blindados contempla uma parcela da compra com transferência de tecnologia e com montagem dos veículos no Brasil, um procedimento já adotado com as viaturas Guarani.
Ainda de acordo com o general, o tema de defesa está crescendo de importância no mundo, e a indústria relacionada a ele oferece oportunidades de negócios para vários países.
Já o Comandante Logístico, General Ribeiro, ressaltou que a escolha da viatura blindada Centauro II do Consórcio IDV - Oto Melara baseou-se em um modelo multicritério transparente e objetivo que equilibrou capacidade técnica, suporte logístico inicial e propostas de compensação.
De acordo com o general, o processo foi conduzido com observância aos princípios da administração pública, o que culminou na seleção da proposta mais vantajosa para a Força Terrestre e para o país.
O Comandante Logístico destacou ainda que o lote de amostra foi submetido a cinco fases de avaliação na Itália e no Brasil, e que a aprovação final do veículo exigiu modificações na configuração do produto para adaptá-lo à realidade operacional brasileira.
Já Giovanni Luisi, dirigente da empresa CIO, frisou sua satisfação de contribuir para a modernização do Exército Brasileiro com um blindado que reúne proteção, mobilidade e letalidade.
O atual processo de renovação da frota blindada do Exército foi iniciado ainda em 2021, quando a Força considerou avaliar o blindado Centauro II, utilizado pelo exército da Itália.
Em 2022, a Força recebeu dois protótipos da viatura para verificações técnicas. Diversos testes coordenados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Força conduzidos na Itália e no Brasil verificaram mais de 600 atributos do veículo.
No fim de 2024, o Centauro II foi aprovado para ser incorporado à frota blindada do Exército, e um acordo foi estabelecido para a obtenção de mais 96 unidades em diversos lotes, além dos dois protótipos iniciais – o que soma, ao todo, 98 novas unidades incorporadas ao Exército.
O Centauro II chega ao Exército Brasileiro para substituir os blindados 6x6 Cascavel em tropas de Cavalaria e Infantaria, e deve ser operado tanto em missões de defesa quanto em operações de manutenção da paz e de apoio.
Dotado de tração 8x8, o blindado possui um canhão de calibre 120 mm capaz de atingir alvos a até 5 km. O disparo é auxiliado por um sistema de controle de tiro digital que inclui câmeras térmicas, telêmetro laser e estabilização avançada. Categorizado como um carro de combate “caça-tanques”, o blindado é capaz de atingir até 105 km/h com uma autonomia de 800 km.
Forças Blindadas
O Programa Estratégico Forças Blindadas é uma iniciativa do Exército Brasileiro de modernização e ampliação das capacidades dos veículos de combate da Força.
A ação busca melhorias ou aquisições de viaturas blindadas sobre rodas ou sobre lagartas usadas pelas tropas de Infantaria e Cavalaria.
Integram o planejamento do programa as viaturas 6x6 Guarani, 8x8 Centauro e 4x4 Guaicurus; obuseiros autopropulsados; viaturas Cascavel modernizadas; viaturas blindadas de combate e viaturas-socorro.
1
2
3
4
19:48, 01 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nova rodada começa em 21 de setembro e contempla estudantes do ensino médio público que atingiram a frequência mínima exigida pelo programa.
Em nova decisão, ele liberou a realização de propaganda eleitoral da chapa em endereços eletrônicos e redes sociais que já estejam registradas na Justiça Eleitoral
Avisos preveem chuva intensa, rajadas fortes e possibilidade de granizo entre esta terça (1º) e quarta-feira (2); áreas de três estados estão no nível laranja.
mais notícias
+