Nota Oficial emitida pela Defesa Civil Nacional Foto: Reprodução
A Defesa Civil Nacional informou para a imprensa através de nota que a plataforma Defesa Civil Alerta foi retirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado, 20 de junho, depois de sofrer uma invasão. Segundo o órgão, o disparo foi feito remotamente por alguém sem autorização e pode ter sido resultado de um ataque hacker.
Brasileiros receberam mensagem de Alerta Extremo e a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade e ataque alienígena.
A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.
O episódio foi relatado por moradores de cidades como:
Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,Brasília, Salvador e Campo Grande.
1
3
4
14:12, 13 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.
Ele foi preso de setembro de 2025 pela Operação Zargun, que apurava, entre outros fatos, a atuação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de armas, de drogas, além de corrupção.
Períodos de temperaturas elevadas, baixa umidade e queimadas exigem maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal.
mais notícias
+