Pernambuco, 11 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Dados revelam que 72% de TRANS e TRAVESTIS usam hormônios sem prescrição médica

Os fatores indicativos para este cenário mostram que o acesso aos acesso médicos e à assistência especializada estão em falta, além do receio de discriminações.

05 de setembro de 2024 às 12:02   - Atualizado às 12:42

Dados revelam que 72% de TRANS e TRAVESTIS usam hormônios sem prescrição médica.

Dados revelam que 72% de TRANS e TRAVESTIS usam hormônios sem prescrição médica. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

Um estudo inédito publicado pela Revista Brasileira de Epidemiologia pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), revelou que mulheres trans e travestis estão usando hormônios em excesso. Os dados foram coletados com 1.317 participantes em cinco capitais brasileiras.

Dos participantes, 536 afirmaram fazer uso de hormônios, 381 (72%) não obtiveram a medicação por prescrição médica. Houve variação significativa entre as capitais, com São Paulo registrando 52,9% e Manaus alarmantes 94,7% de uso não prescrito.

Os fatores indicativos para este cenário mostram que o acesso aos acesso médicos e à assistência especializada estão em falta, além do receio de discriminações. A pesquisa acompanhou dados de 1.317 participantes de cinco capitais das cinco regiões brasileiras.

Além disso, existe o desejo de acelerar as transformações corporais, o que leva algumas pessoas a utilizarem doses inadequadas de hormônios.

A administração de hormônios sem acompanhamento médico pode levar a sérias consequências para a saúde a longo prazo. Os perigos incluem eventos tromboembólicos, como derrames cerebrais, entre outras complicações. Ainda que faltem estudos extensivos sobre os efeitos a longo prazo, desde 2008 o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece hormônios para diminuir os riscos do uso não prescrito.

Estudos indicam a urgência de políticas públicas voltadas para essa população, ressaltando as significativas disparidades regionais no acesso a cuidados médicos especializados.

O Ministério da Saúde declarou ter 27 centros capacitados para servir a população trans, com suporte multiprofissional e cirurgias. Contudo, não revelou a localização desses centros. A pesquisa enfatiza a necessidade de prover atendimento apropriado e mitigar o consumo arriscado de hormônios sem receita médica.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:15, 11 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália
Reação

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália

Após ser abandonado em área rural, o rapaz conseguiu se arrastar até uma fazenda próxima, onde foi socorrido por um morador.

Persidente Lula.
Afirmação

Lula diz querer retomar obras em rodovia da Amazônia que foi criticada por ambientalistas

Em julho, a Justiça Federal mandou suspender a licença prévia para reconstrução e asfaltamento do trecho do meio da BR-319. O trecho central, de 405 quilômetros, corta algumas das porções mais preservadas da Floresta Amazônica.

Polícia Federal.
Crime

Marido de deputada federal e dois PMs do BOPE são presos por suposta tentativa de compra de votos

Na delegacia, foram autuados pelos crimes de compra de votos e associação criminosa.

mais notícias

+