Pernambuco, 08 de Novembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

COVID-19: Nordeste registra aumento nas INTERNAÇÕES DE IDOSOS, aponta Fiocruz

Os pesquisadores orientam que os hospitais reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento significativo na disseminação do vírus.

03 de agosto de 2024 às 16:00   - Atualizado às 16:00

Vacinação contra Covid-19.

Vacinação contra Covid-19. Vacinação contra Covid-19.

O Amazonas, São Paulo e alguns estados do Nordeste registraram, nas últimas semanas, aumento de internações por covid-19 entre idosos.

A informação está no novo Boletim InfoGripe, divulgado na sexta-feira, 2 de agosto, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar da expansão, o boletim adverte que as internações causadas pela doença se mantêm em patamares baixos, comparativamente ao histórico observado durante a pandemia.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os pesquisadores orientam que os hospitais reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento significativo na disseminação do vírus.

De acordo com Fiocruz, o estudo apurou também aumento das internações por influenza A entre os idosos em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, embora já exista sinal de interrupção do crescimento em outros estados do Centro-Sul.

O boletim se refere à Semana Epidemiológica (SE) 30, de 21 a 27 de julho, e se baseia nos dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de julho.

Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), foi verificada que a interrupção do crescimento ou a redução do número de internações em crianças até 2 anos está mais consolidada em diversas regiões do país. Entretanto, Santa Catarina e Roraima ainda apresentam indícios de expansão.

O aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia e Piauí pode estar relacionado, principalmente, ao crescimento das internações por rinovírus entre crianças e adolescentes.

No país, de modo geral, o InfoGripe aponta sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).

Essa diminuição é atribuída a uma queda ou interrupção no crescimento da SRAG por VSR e influenza A em muitos estados do país, embora os casos ainda estejam em ascensão em outras unidades federativas.

O vírus VSR se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças até 2 anos de idade, ainda que demonstre queda nas últimas semanas, aponta o estudo.

Outro vírus respiratório com destaque para a incidência de SRAG em crianças é o rinovírus. A mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças pequenas e idosos. Entre os idosos, destacam-se as mortes associadas ao vírus da gripe, influenza A e da covid-9.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:34, 08 Nov

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida e sua esposa.
Críticas

Esposa de Silvio Almeida diz que denúncias contra ele são injustas e que o feminismo não a acolheu

Ednéia Carvalho disse no texto que se sentiu abandonada pelo movimento feminista.

Ex-deputado e Jurista, Dallagnol e o presidente Lula.
Comentário

Dallagnol faz críticas a publicação de Lula parabenizando Trump pela vitória nas eleições

Na postagem, o presidente afirmou que a democracia é a voz do povo e deve ser respeitada.

VÍDEO: "Vários não merecem estar aqui", diz Janja em reabertura de galeria dos ex-presidentes
Comentário

VÍDEO: "Vários não merecem estar aqui", diz Janja em reabertura de galeria dos ex-presidentes

A exposição das fotos dos ex-chefes do Executivo foi restaurada após ser destruída nos atos do 8 de janeiro de 2023.

mais notícias

+

Newsletter