Alunos entrando em instituição para realização do Enem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Os estudantes dos institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), do Colégio Pedro II e de escolas técnicas vinculadas a universidades que concluirão o ensino médio em 2025 têm direito a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 de graça.
A nível federal, as unidades promovem a oferta de ensino técnico integrado à educação profissional e tecnológica (EPT). Para garantir a gratuidade, é necessário que o aluno solicite a isenção da taxa de inscrição até o dia 25 de abril, por meio da Página do Participante.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão os resultados dos pedidos em 12 de maio.
A gratuidade no Enem é prevista para os seguintes perfis de participantes:
Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento, por meio da Página do Participante, também se encerra em 25 de abril.
Inscrição – Mesmo com a isenção confirmada, o estudante precisará fazer a sua inscrição, em período ainda a ser divulgado.
Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 12 de maio
Período de recursos – 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos – 22 de maio
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
1
3
4
09:30, 13 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
A data foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva, em Brasília, sobre o balanço do primeiro dia de exame.
Anteriormente, militares foram obrigados a tirar licenças médicas ou a se aposentar compulsoriamente em razão de suas identidades de gênero.
Estudo realizado com mais de 10.800 pessoas acima de 70 anos mostra que hábito simples como escutar música se relaciona com menor incidência de demência.
mais notícias
+