Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil registra 4,48 MILHÕES de áreas QUEIMADAS em 2024; o dobro de 2023, revela pesquisa

Segundo o Monitor do Fogo, a Amazônia teve 2,97 milhões de hectares afetados, tornando-se o bioma mais atingido.

Gabriel Alves

12 de julho de 2024 às 12:13   - Atualizado às 12:13

Área sendo queimada.

Área sendo queimada. Área sendo queimada.

A área queimada no Brasil no primeiro semestre de 2024 mais que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Monitor do Fogo, projeto da iniciativa MapBiomas.

De janeiro a junho deste ano, foram queimados 4,48 milhões de hectares, um aumento de 119% em relação aos 2,03 milhões de hectares queimados em 2023.

? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Amazônia lidera em áreas queimadas

De acordo com o Monitor do Fogo, 66% da área afetada no Brasil em 2024 está na Amazônia, que registrou 2,97 milhões de hectares afetados, tornando-se o bioma mais atingido.

O Cerrado ficou em segundo lugar, com 947 mil hectares atingidos, seguido pelo Pantanal, com 468 mil hectares.

Comparação com 2023

Em comparação com o primeiro semestre de 2023, a Amazônia teve um aumento de 121% na área queimada, passando de 1,344 milhão de hectares para 2,97 milhões.

O Pantanal apresentou um acréscimo impressionante de 4.587%, passando de 10 mil hectares em 2023 para 468 mil hectares em 2024.

Estados mais afetados

No primeiro semestre de 2024, os estados com as maiores áreas queimadas foram Roraima, com 2 milhões de hectares queimados, Pará, com 535 mil hectares, e Mato Grosso do Sul, com 470 mil hectares. Juntos, esses três estados representaram 67% da área total afetada pelas chamas.

Essa escalada nas queimadas é um sinal alarmante para a conservação ambiental e a saúde dos biomas brasileiros, destacando a necessidade urgente de ações efetivas para controlar e prevenir incêndios florestais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:18, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Brasileiro que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido
Paradeiro

Estudante da USP que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido

Igor de Aguiar recebeu o status de "desaparecido em combate" pelas autoridades ucranianas.

 Lei 15.392/2026, que estabelece regras para a custódia compartilhada de animais.
Legislação

Governo Lula sanciona lei que regulamenta guarda compartilhada de pets após separação; entenda

Entre os critérios que deverão ser considerados na definição da convivência estão as condições de moradia, o cuidado com o animal e a disponibilidade de tempo de cada tutor.

Das telas para a vida real: Polícia revela esquema de comercialização ilegal de remédios placebo
Golpe

Das telas para a vida real: Polícia revela esquema de comercialização ilegal de remédios placebo

Assim como na novela da Globo Três Graças, investigação aponta que medicamentos vendidos não tinham efeito algum nos pacientes.

mais notícias

+

Newsletter