Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil lança foguete gigante e entra na corrida espacial global

HANBIT-Nano, com 7 andares e velocidade 27 vezes maior que um Boeing, será lançado do Maranhão em missão histórica.

Portal de Prefeitura

23 de novembro de 2025 às 09:30

Foguete gigante de sete andares lançado do Brasil promete marcar uma nova era espacial e colocar o país no disputado mercado global.

Foguete gigante de sete andares lançado do Brasil promete marcar uma nova era espacial e colocar o país no disputado mercado global. Imagem: INNOSPACE/Reproduçã

O Brasil está prestes a marcar seu nome no mercado global de lançamentos espaciais com o foguete HANBIT-Nano. Com 21 metros de altura equivalente a sete andares e peso de 30 toneladas, o veículo atingirá quase 30 mil km/h, transportando nanossatélites e experimentos científicos brasileiros e internacionais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.

O lançamento é fruto de uma parceria estratégica entre a Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e a empresa sul-coreana Innospace. A operação envolve 400 profissionais, incluindo militares e pesquisadores, e permitirá testar tecnologias de comunicação, IoT e satélites educacionais desenvolvidos por universidades nacionais.

Originalmente previsto para 22 de novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro para garantir segurança e testes finais. O evento representa não apenas um avanço tecnológico, mas também a entrada do Brasil no competitivo mercado internacional de lançamentos orbitais.

A matéria completa você confere no site Sociedade Militar.

Primeiro lançamento comercial de foguete no Brasil é adiado

O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi adiado de sábado, 22, para o dia 17 de dezembro, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na noite da quinta-feira, 20.

Veja Também

"A alteração na data ocorre para que sejam feitos aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo e utilizados na avaliação do seu desempenho durante o lançamento", explicou a FAB em nota, lembrando que a operação será conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O comunicado explica que a empresa sul-coreana Innospace decidiu estender o período da Operação Spaceward, para lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA), até o dia 22 de dezembro. Conforme a FAB, a decisão conjunta vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir "máxima confiabilidade"

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:43, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

TH Joias, ex-deputado do Rio de Janeiro.
Caso

Ex-deputado do Rio de Janeiro, TH Joias, vira réu por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho

Ele foi preso de setembro de 2025 pela Operação Zargun, que apurava, entre outros fatos, a atuação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de armas, de drogas, além de corrupção.

El niño pode trazer riscos ao coração
Atenção

El Niño acende alerta para riscos ao coração; entenda o que pode acontecer

Períodos de temperaturas elevadas, baixa umidade e queimadas exigem maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal.

mais notícias

+

Newsletter