Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil é o quarto país com mais casos de ataques de tubarão no mundo; confira o ranking

O levantamento aponta que, ao todo, 12 mortes foram registradas em decorrência desses incidentes.

Cami Cardoso

01 de junho de 2026 às 08:55   - Atualizado às 09:29

Brasil é o quarto país com mais casos de ataques de tubarão no mundo; confira o ranking

Brasil é o quarto país com mais casos de ataques de tubarão no mundo; confira o ranking Foto: Reprodução

No último domingo, 31 de maio, uma criança de 11 anos foi atacada por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Com o trágico episódio, o Brasil passa a somar 107 registros dessa natureza em sua história.

Em Pernambuco, desde 1992, já foram registrados 83 ataques de tubarão, incluindo o caso deste final de semana. Este anos também ocorreram mais dois ataques, um na Praia Del Chifre, em Olinda, na ocasião, um adolescente de 13 anos identificado como Deivson Rocha Dantas acabou morrendo, e um no Arquipélago de Fernando de Noranha, que deixou uma turista de 36 anos ferida após ser mordida por um tubarão-lixa. 

Esses números isolam ainda mais o país na quarta colocação do ranking mundial de incidentes com tubarões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul, segundo dados do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (ISAF).

O levantamento aponta que, do total de ocorrências no país, 65 foram classificadas como não provocadas e 29 como provocadas. Ao todo, o histórico nacional contabiliza 12 mortes em decorrência desses incidentes.

Confira o ranking

  1. EUA — 1441
  2. Austrália — 642
  3. República da África do Sul — 255
  4. Brasil — 107
  5. Nova Zelândia — 52
  6. Papua Nova Guiné — 48
  7. Ilhas Mascarenhas (Ilha da Reunião) — 46
  8. México — 40
  9. Ilhas Bahamas — 29
  10. Irã — 23
  11. Ilhas Fiji — 22
  12. Egito — 22
  13. Nova Caledônia — 15
  14. Japão — 15
  15. Grécia — 15
  16. Índia — 14
  17. Itália — 13
  18. Hong Kong — 13
  19. Equador — 12
  20. Cuba — 12
  21. Moçambique — 11
  22. Indonésia — 11
  23. Filipinas — 11
  24. Porto Rico — 11
  25. Ilhas Salomão — 11
  26. Vietnã — 10
  27. Panamá — 10
  28. Ilhas Marshall — 8
  29. Iraque — 8
  30. Kiribati — 8
  31. Costa Rica — 7
  32. Polinésia Francesa — 6
  33. Quênia — 6
  34. Ilhas Canárias — 6
  35. Espanha — 6
  36. França — 5
  37. Líbia — 5
  38. Malta — 5
  39. Croácia — 5
  40. Arábia Saudita — 5

Último ataque no Grande Recife

A Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, registrou um ataque de tubarão a uma criança de 11 anos neste domingo, 31 de maio (assista vídeo abaixo).

Veja Também

O caso da mordida foi na vítima identificada como João Lucas Nemézio, por volta das 13h40, horário em que banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros. As informações iniciais são do G1PE.

Com o caso deste domingo, Pernambuco concentra 83 incidentes com tubarão e a região da Praia de Piedade é local que concentra o maior número de ataques do litoral pernambucano.

João Lucas foi mordido no quadril e na mão, do lado esquerdo do corpo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra guarda-vidas socorrendo o menino e o transportando numa maca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

O garoto foi inicialmente levado para o Hospital da Aeronáutica, em Piedade. Às 14h48, o menino foi tranferido para o Hospital da Restauração, no Derby, Centro do Recife.

Na unidade hospitalar, João Lucas chegou estável e levado diretamente ao centro cirúrgico. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde dele.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:21, 28 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

As vítimas trabalhavam no local quando foram atingidas.
Desabamento

Marquise de empresa de reciclagem desaba e deixa duas mortas e três feridas em Salvador

Estrutura caiu em um galpão no bairro de Pirajá, nesta terça-feira (27). Sobreviventes foram encaminhadas ao Hospital Geral do Estado e ao Hospital do Subúrbio.

Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, no interior de Alagoas.
Fuga

Homem sob custódia policial foge de hospital enquanto recebia atendimento em Alagoas

Paciente de 22 anos estava internado após ser baleado. Hospital afirma que não havia escolta acompanhando o suspeito no momento da fuga.

Naiara morreu após 48 dias de internação.
Justiça

Jornalista acusado de atropelar e matar mulher após discussão vai a júri no Ceará

Heldemar de Paula Garcia permanece preso; julgamento pela morte de Naiara Costa de Oliveira ainda não tem data.

mais notícias

+

Newsletter