Pernambuco, 17 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Brasil

Brasil AVANÇA na imunização infantil e DEIXA lista dos 20 países com mais crianças NÃO VACINADAS

A constatação faz parte de um estudo global divulgado nesta segunda-feira, 15 de julho.

15 de julho de 2024 às 13:46   - Atualizado às 13:53

Criança sendo vascinada.

Criança sendo vascinada. Criança sendo vascinada.

O ano de 2023 marcou um avanço do Brasil na imunização infantil e fez o país deixar o ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas.

A constatação faz parte de um estudo global divulgado nesta segunda-feira, 15 de julho, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A pesquisa revela que o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1 caiu de 710 mil em 2021 para 103 mil em 2023. Em relação à DTP3, a queda entre os mesmos anos foi de 846 mil para 257 mil. A DTP é conhecida como a vacina pentavalente, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche.

Com a redução na quantidade de crianças não vacinadas, o Brasil, que em 2021 era o sétimo no grupo dos países com mais crianças não imunizadas, deixou a lista negativa.

O Brasil apresentou avanços constantes em 14 dos 16 imunizantes pesquisados.

A chefe de Saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, destacou que o comportamento da imunização infantil no país é uma retomada após anos de queda na cobertura de vacinação.

Ela ressalta a importância de o país seguir em busca de avanços, inclusive levando a vacinação para fora de unidades de saúde, exclusivamente.

No mundo
O resultado de avanço do Brasil está na contramão do cenário global, no qual houve aumento no número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1, passando de 13,9 milhões em 2022 para 14,5 milhões em 2023.

O número de crianças que receberam três doses da DTP em 2023 estagnou em 84% (108 milhões). A DTP é considerada um indicador chave para a cobertura de imunização global.

Em 2023 havia no mundo 2,7 milhões de crianças não vacinadas ou com imunização incompleta, em comparação com os níveis pré-pandemia de 2019.

Ao todo, o levantamento do Unicef e da OMS traz dados de 185 países.

Efeito da não vacinação
Uma forma prática de entender a importância da vacinação é por meio da observação de certas doenças, como o sarampo, que apresentou surtos nos últimos cinco anos.

A cobertura vacinal contra o sarampo estagnou, deixando cerca de 35 milhões de crianças sem proteção ou com proteção parcial.

Em 2023, apenas 83% das crianças em todo o mundo receberam a primeira dose do imunizante.

Esse patamar fica abaixo da cobertura de 95% necessária para prevenir surtos, mortes desnecessárias e alcançar as metas de eliminação do sarampo.

Nos últimos cinco anos, surtos de sarampo atingiram 103 países – onde vivem aproximadamente três quartos dos bebês do mundo. A baixa cobertura vacinal nessas regiões (80% ou menos) foi um fator importante. Por outro lado, 91 países com forte cobertura vacinal não experimentaram surtos.

HPV em meninas
Um dado positivo, porém, insuficiente no levantamento, é a vacinação de meninas contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer do colo do útero.

A proporção de adolescentes imunizados saltou de 20% em 2022 para 27% em 2023.

No entanto, esse nível de cobertura está bem abaixo da meta de 90% para eliminar esse tipo de câncer como um problema de saúde pública. Em países de alta renda, o nível é de 56%, e nos de baixa e média, 23%.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:22, 17 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

André Valadão ora com Silvio Santos antes da morte do apresentador

SILVIO SANTOS: VALADÃO divulga vídeo onde ORA COM APRESENTADOR antes da MORTE do empresário

'Sempre aberto, crendo, sorrindo e dizendo com orgulho que suas filhas viviam para agradar a Deus. Cremos que nos braços de Jesus está sob a paz eterna de Deus', escreveu o pastor em publicação.

Lula e Silvio Santos.
Homenagem

SILVIO SANTOS: Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do apresentador

O anúncio foi feito neste sábado, 17 de agosto, por meio de Atos do Poder Executivo em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Calor no Brasil
Previsão

CLIMATEMPO: Onda de CALOR fará temperatura passar dos 30°C em 19 CAPITAIS; VEJA ONDE

Segundo o órgão, a situação será intensa dos próximos dias e tem potencial para estabelecer novos recordes para o mês em diversas regiões do País.

mais notícias

+