Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Banco Central informa vazamento de dados de chaves PIX de mais de 25 mil clientes

O BC afirmou que está conduzindo uma apuração detalhada do caso e que tomará as medidas sancionadoras cabíveis, conforme prevê a regulamentação vigente.

Ricardo Lélis

17 de março de 2025 às 16:37   - Atualizado às 16:37

Pessoa mexendo no pix através de celular.

Pessoa mexendo no pix através de celular. Foto: Banco do Brasil/Divulgação

O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira, 17 de março, um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a chaves PIX de 25,34 mil clientes da QI Sociedade de Crédito. Segundo o BC, a falha ocorreu devido a "falhas pontuais em sistemas dessa instituição".

A QI Sociedade de Crédito é uma fintech que opera por meio de plataforma eletrônica e realiza operações de crédito.

Apesar do incidente, o Banco Central garantiu que "não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário".

Os clientes que tiveram seus dados acessados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira com a qual possuem relacionamento.

O BC também alertou que "nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail".

Veja Também

O Banco Central afirmou que está conduzindo uma apuração detalhada do caso e que tomará as medidas sancionadoras cabíveis, conforme prevê a regulamentação vigente.

Banco Central muda regras do PIX

O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix para excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal.

Segundo a autoridade monetária, a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix. O serviço utiliza nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal.

A norma determina que CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC.

No caso das empresas, o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter