Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público

Em junho de 2023, o pastor publicou uma série de pregações que apresentava a ideologia cristã sobre sexualidade.

Cami Cardoso

08 de fevereiro de 2025 às 09:11   - Atualizado às 09:29

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público Foto: Divulgação

André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, teve a ação judicial que o acusava de incitar a discriminação contra a comunidade LGBTQIAP+ arquivada pelo Ministério Público Federal (MPF). O processo é referente a um episódio que ocorreu em 2023, durante junho, quando o pastor publicou uma série de pregações que apresentava a ideologia cristã sobre sexualidade.

O caso repercutiu e resultou em ações formais contra André Valadão, acusando ele de disseminar discurso de ódio. O Ministério Público Federal abriu o inquérito para investigar se suas declarações se configuram como crime de preconceito e discriminação, enquadrando na Lei de Racismo.

Apesar das investigações, o órgão não encontrou, nas publicações analisadas, qualquer incitação de ódio a grupos específicos.

Veja Também

Entendo que os vídeos encontram-se albergados pela liberdade de expressão e pelo direito de liberdade religiosa. Por conseguinte, inexistindo provas da materialidade que possam atestar a tipicidade da conduta realizada pelo investigado, não há como ser deflagrada a ação penal. Por todo o exposto, promovo o arquivamento dos presentes autos”

Igreja da Lagoinha

Igreja Batista da Lagoinha enfrenta um momento delicado, marcado por disputas familiares que refletem na dinâmica da congregação.

O pastor André Valadão, líder global da igreja, moveu uma ação contra Felippe Valadão, cunhado e responsável pela Lagoinha de Niterói. A controvérsia envolve o uso do nome “Lagoinha”, considerado uma marca registrada por André.

Ana Paula Valadão, irmã de André, defendeu Felippe e Mariana Valadão, sua outra irmã, em um posicionamento que trouxe ainda mais tensão à família. Durante uma pregação online, Ana Paula teve sua transmissão interrompida, gerando questionamentos na comunidade gospel.

O marido de Ana Paula, pastor Gustavo Bessa, lamentou o ocorrido, descrevendo a mensagem da esposa como “poderosa” e “confrontadora”. Nas redes, a cantora gospel continua a demonstrar apoio à irmã e ao cunhado, ampliando o distanciamento com André.

Com suas bases consolidadas desde 1957, a Lagoinha enfrenta o desafio de manter sua unidade. A crise familiar coloca em evidência as tensões nos bastidores da liderança, impactando a imagem da igreja.

Ana Paula Valadão desabafa em culto da Igreja da Lagoinha, após o irmão André Valadão entrar na justiça pelo poder da igreja e chegar a proibir o uso da marca Lagoinha nos cultos. 

Lagoinha foi fundada em Belo Horizonte, em 1957. Virou um fenômeno no fim da década de 1990, impulsionada pelo sucesso da banda gospel Diante do Trono, liderada por Ana Paula Valadão. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:54, 21 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Galo-de-campina.
Alerta

CPRH aponta galo-de-campina como o animal mais traficado em Pernambuco

A ave se destaca pela cabeça e garganta vermelhas, que contrastam com o corpo branco e as asas em tons de cinza e preto.

Lula lamenta morte de um dos fundadores do MST.
Registro

Lula lamenta morte de Bill, um dos fundadores do MST e exalta atuação de luta

O ativista morreu na segunda (20), mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Influenciador dono da Choquei.
Operação

Justiça nega pedido e dono da Choquei segue detido em presídio de segurança máxima

Raphael Sousa Oliveira é innvestigado por supostas transações ilegais que alcançam a cifra de R$ 1,6 bilhão.

mais notícias

+

Newsletter