Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público

Em junho de 2023, o pastor publicou uma série de pregações que apresentava a ideologia cristã sobre sexualidade.

Cami Cardoso

08 de fevereiro de 2025 às 09:11   - Atualizado às 09:29

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público

André Valadão tem processo por homofobia arquivado pelo Ministério Público Foto: Divulgação

André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, teve a ação judicial que o acusava de incitar a discriminação contra a comunidade LGBTQIAP+ arquivada pelo Ministério Público Federal (MPF). O processo é referente a um episódio que ocorreu em 2023, durante junho, quando o pastor publicou uma série de pregações que apresentava a ideologia cristã sobre sexualidade.

O caso repercutiu e resultou em ações formais contra André Valadão, acusando ele de disseminar discurso de ódio. O Ministério Público Federal abriu o inquérito para investigar se suas declarações se configuram como crime de preconceito e discriminação, enquadrando na Lei de Racismo.

Apesar das investigações, o órgão não encontrou, nas publicações analisadas, qualquer incitação de ódio a grupos específicos.

Veja Também

“Entendo que os vídeos encontram-se albergados pela liberdade de expressão e pelo direito de liberdade religiosa. Por conseguinte, inexistindo provas da materialidade que possam atestar a tipicidade da conduta realizada pelo investigado, não há como ser deflagrada a ação penal. Por todo o exposto, promovo o arquivamento dos presentes autos”

Igreja da Lagoinha

A Igreja Batista da Lagoinha enfrenta um momento delicado, marcado por disputas familiares que refletem na dinâmica da congregação.

O pastor André Valadão, líder global da igreja, moveu uma ação contra Felippe Valadão, cunhado e responsável pela Lagoinha de Niterói. A controvérsia envolve o uso do nome “Lagoinha”, considerado uma marca registrada por André.

Ana Paula Valadão, irmã de André, defendeu Felippe e Mariana Valadão, sua outra irmã, em um posicionamento que trouxe ainda mais tensão à família. Durante uma pregação online, Ana Paula teve sua transmissão interrompida, gerando questionamentos na comunidade gospel.

O marido de Ana Paula, pastor Gustavo Bessa, lamentou o ocorrido, descrevendo a mensagem da esposa como “poderosa” e “confrontadora”. Nas redes, a cantora gospel continua a demonstrar apoio à irmã e ao cunhado, ampliando o distanciamento com André.

Com suas bases consolidadas desde 1957, a Lagoinha enfrenta o desafio de manter sua unidade. A crise familiar coloca em evidência as tensões nos bastidores da liderança, impactando a imagem da igreja.

Ana Paula Valadão desabafa em culto da Igreja da Lagoinha, após o irmão André Valadão entrar na justiça pelo poder da igreja e chegar a proibir o uso da marca Lagoinha nos cultos. 

Lagoinha foi fundada em Belo Horizonte, em 1957. Virou um fenômeno no fim da década de 1990, impulsionada pelo sucesso da banda gospel Diante do Trono, liderada por Ana Paula Valadão. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:03, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes da PRF em fiscalização nas estradas
Dados

PRF registra 27 interdições de rodovias no segundo turno nas eleições

Segundo a corporação, não tem nenhuma informação de pessoas que deixaram de votar por causa dos bloqueios.

Idosa com dores no joelho.
Alerta

Osteoporose pode avançar sem sintomas e ser descoberta somente após uma fratura

Doença reduz a resistência dos ossos; alimentação equilibrada, exercícios e acompanhamento médico ajudam na prevenção.

Eleições 2026
Eleições 2026

Domingo de decisão: veja onde haverá disputa por presidente, governador e prefeito

A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, com ajustes nos locais que seguem fusos horários diferentes.

mais notícias

+

Newsletter