Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Amazônia: desmatamento tem aumento expressivo de 55% em abril de 2025

De acordo com os dados do sistema, a floresta perdeu 270 quilômetros quadrados no mês passado.

Gabriel Alves

09 de maio de 2025 às 11:55   - Atualizado às 12:20

Marina Silva com Lula e Amazônia sendo desmatada.

Marina Silva com Lula e Amazônia sendo desmatada. Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O desmatamento na Amazônia teve um aumento expressivo de 55% em abril de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a floresta perdeu 270 quilômetros quadrados no mês passado, contra 174 quilômetros quadrados em abril de 2024.

O Deter realiza o monitoramento do desmate por meio de alertas rápidos e serve como base preliminar para o Prodes — o sistema oficial que consolida as taxas anuais de devastação na Amazônia Legal.

Apesar do pico registrado em abril, os dados acumulados entre agosto de 2024 e abril de 2025 indicam uma relativa estabilidade. Nesse período, o bioma perdeu 2.542 quilômetros quadrados de floresta, apenas 5% a menos do que os 2.686 quilômetros quadrados registrados entre agosto de 2023 e abril de 2024.

O recorte entre janeiro e abril deste ano reforça essa tendência de estagnação na queda do desmatamento. Foram devastados 672 quilômetros quadrados no período, uma redução de apenas 1% em relação aos mesmos meses de 2024, quando a perda foi de 681 quilômetros quadrados.

Desmatamento no Cerrado

No Cerrado, o cenário é ainda mais preocupante. Em abril de 2025, o bioma teve 690 quilômetros quadrados desmatados, mais que o dobro do total registrado na Amazônia no mesmo mês. No ano anterior, a devastação em abril foi de 547,25 quilômetros quadrados.

Veja Também

Por outro lado, o acumulado entre agosto de 2024 e abril de 2025 mostra uma queda significativa de 25% no desmatamento no Cerrado. A área desmatada passou de 4.868 quilômetros quadrados para 3.698 quilômetros quadrados no período.

Esses dados mostram que, enquanto o Cerrado apresenta sinais de recuperação em termos anuais, a Amazônia enfrenta dificuldades para retomar a curva de queda na devastação.

Degradação na Amazônia

A degradação florestal na Amazônia teve um crescimento alarmante nos últimos dois anos, conforme dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Entre agosto de 2023 e março de 2025, a área degradada subiu de 7.925 km² para 34.013 km², um aumento de 329%, o maior já registrado desde o início da série histórica em 2008.

Diferente do desmatamento, que destrói completamente a vegetação, a degradação florestal se refere à perda parcial da cobertura. O Imazon atribui a alta nos índices principalmente às queimadas em larga escala que atingiram a região entre setembro e outubro de 2024.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter