Pernambuco, 18 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Agências bancárias voltam a funcionar nesta quarta-feira (18) a partir do meio-dia

Nas localidades onde as agências fecham antes das 15h, a abertura será antecipada.

Cami Cardoso

18 de fevereiro de 2026 às 11:06   - Atualizado às 11:16

Pessoas transitando em agência bancária da Caixa.

Pessoas transitando em agência bancária da Caixa. Foto: Divulgação

As agências bancárias retomam o atendimento presencial aos clientes nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro. Na maior parte do país, o expediente começará a partir das 12h (horário de Brasília), respeitando o horário habitual de encerramento.

Nas localidades onde as agências fecham antes das 15h, a abertura será antecipada de forma a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Devido ao feriado bancário de carnaval, os bancos não funcionaram nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17). Com isso, os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) que venceram entre sábado (14) e ontem, poderão ser pagos hoje, sem acréscimo.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Funcionamento dos bancos no Carnaval

Os dias 16 e 17 de fevereiro foram pontos facultativos na administração pública federal, em razão do período de carnaval. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também estabeleceu ponto facultativo até as 14 horas da Quarta-feira de Cinzas.

Veja Também

Devido à folia, os bancos ficaram fechados na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de carnaval e retomaram as atividades e o atendimento presencial nas agências na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12 horas, no horário de Brasília. Nesse dia, o encerramento das atividades ocorreu no horário normal de fechamento das agências.

Em informe sobre o expediente bancário durante o período, a Federação Brasileira de Bancos explicou que as compensações bancárias não foram efetivadas nessas datas, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). O Pix, no entanto, funcionou 24 horas todos os dias, inclusive durante o feriado, e pôde ser realizado normalmente.

Os caixas eletrônicos e os aplicativos bancários funcionaram normalmente durante o feriado, permitindo saques e demais transações.

A Febraban orientou os usuários a utilizarem, preferencialmente, os canais digitais, como sites e aplicativos, para transferências e pagamento de contas nesses dias.

Os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias sem compensação (16 e 17 de fevereiro) puderam ser pagos, sem acréscimo de juros, na Quarta-feira de Cinzas.

No caso de tributos e impostos com vencimento durante o carnaval, foi necessário antecipar o pagamento para evitar juros e multa.

Nas cidades onde as agências fechavam tradicionalmente antes das 15 horas, o início do expediente bancário foi antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:58, 18 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

"Marola", faccionado do PCC que morreu durante tiroteio e armamento apreendido pela Polícia Militar.
Tiroteio

Faccionado do PCC e foragido recebe PM a tiros e morre baleado durante confronto

Com um mandado de prisão em aberto depois de fugir de uma unidade prisional, "Marola", de 27 anos, iniciou uma troca tiros com o Batalhão de Choque.

Mulher segurando cartão do Bolsa Família.
Benefício

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta quarta (18/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com os adicionais o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

Famosos em desfile que homenageou Lula.
Presença

Homenagem a Lula: veja quem desfilou pela Acadêmicos de Niterói na Sapucaí

O presidente acompanhou a apresentação de um camarote, ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e da primeira-dama Janja da Silva.

mais notícias

+

Newsletter