O Brasil está prestes a enfrentar a quarta onda de calor deste ano, com previsão de altas temperaturas que devem persistir até o dia 2 de maio, segundo a Climatempo. A região centro-sul será a mais afetada por esse fenômeno.

Para mais notícias acesse portaldeprefeitura.com.br

De acordo com as projeções, o Mato Grosso do Sul e partes de estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná serão os mais atingidos, com temperaturas previstas até 5 graus acima da média para o período.

Outras regiões também sentirão o calor intenso, com temperaturas entre 3 e 5 graus acima da média. Áreas como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia estão incluídas nessa previsão.

A ONDA DE CALOR VAI CHEGAR EM PERNAMBUCO?

Não, Pernambuco não está na lista de estados que será afetado pela onda de calor.

ONDA DE CALOR NO RIO GRANDE DO SUL?

Embora não seja o foco principal da previsão, é importante ressaltar que algumas áreas do Rio Grande do Sul serão afetadas pelo aumento das temperaturas, demandando atenção e cuidados extras por parte da população local.

TEMPERATURAS MÉDIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A média das temperaturas para os próximos dias é estimada em 29ºC em Campo Grande, 33ºC em Cuiabá, 31ºC em Goiânia, 26,6ºC em São Paulo e 27,6ºC em Belo Horizonte.

PESQUISA DA CLIMATEMPO

A Climatempo explica que uma área de alta pressão na média atmosfera ganhará força sobre essas regiões, bloqueando a chegada de frentes frias e mantendo o ar seco e quente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos.

Esse cenário trará dias quentes, com possibilidade de temperaturas superiores a 35ºC em áreas como Mato Grosso do Sul, triângulo Mineiro e sul de Goiás. Além disso, as madrugadas serão abafadas em algumas regiões devido ao escoamento do ar quente.