Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Zambelli revê plano e cogita pedir asilo a Trump após ordem de prisão

Inicialmente, a deputada planejava se mudar para a Itália, país do qual também possui cidadania.

Ricardo Lélis

04 de junho de 2025 às 16:33   - Atualizado às 16:33

Carla Zambelli

Carla Zambelli Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está reconsiderando seus planos de se mudar para a Itália e avalia agora permanecer nos Estados Unidos, onde pode solicitar asilo político ao governo de Donald Trump.

A informação foi confirmada pela própria parlamentar em entrevista à CNN, na tarde de terça-feira (3).

“Talvez fique aqui nos EUA mesmo”, declarou Zambelli.

Inicialmente, a deputada planejava se mudar para a Itália, país do qual também possui cidadania. No entanto, a possibilidade de extradição mesmo com dupla nacionalidade levou à revisão da estratégia.

A legislação italiana permite a extradição de seus cidadãos, e há precedentes envolvendo brasileiros que foram devolvidos ao país para cumprir pena.

Veja Também

Entre os casos citados estão o do banqueiro Salvatore Cacciola, extraditado pela Itália em 2008, e o do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que também possuía cidadania italiana e foi extraditado em 2015 após tentar escapar de sua condenação no caso do mensalão.

Segundo especialistas, o tratado de extradição entre Brasil e Itália, firmado em 1989, prevê a possibilidade de envio de cidadãos italianos ao Brasil.

A única exceção seria uma eventual negativa do governo italiano em cumprir uma decisão judicial — algo que, por ora, não está garantido.

A situação de Zambelli começou a repercutir também na Itália. O deputado Angelo Bonelli, líder do Movimento Europa Verde e da Aliança Verde, já solicitou esclarecimentos aos ministros italianos das Relações Exteriores, da Justiça e do Interior sobre o caso da parlamentar brasileira.

Segundo da CNN, diante desse cenário, crescem as chances de Zambelli optar por permanecer nos Estados Unidos.

O alinhamento político com o ex-presidente Donald Trump e a proximidade com figuras como Eduardo Bolsonaro e outros aliados do trumpismo são fatores considerados.

Além disso, os EUA raramente concedem extradição ao Brasil, devido às restrições previstas no tratado bilateral entre os países, que só permite extradições em casos específicos e mediante decisão da Justiça americana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:22, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Bastidores

Oposição pede prisão de Moraes após vazamento de mensagens com Daniel Vorcaro

Dados extraídos do celular do banqueiro revelam que ele prestava contas ao ministro do STF sobre as negociações de venda do banco e sugerem diálogos a respeito do inquérito sigiloso que tramitava na Justiça Federal de Brasília.

Presidente Lula.
Situação

Empresário negocia acordo com EUA para entregar ministro de Lula, diz revista

Até o momento, não foram divulgados os nomes das pessoas supostamente envolvidas.

mais notícias

+

Newsletter