15 de março de 2024 às 13:13
O ex-ministro da Educação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Abraham Weintraub (PMB-SP) anunciou, via redes sociais, sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.
SOU o único PRÉ-CANDIDATO conservador. Farol da Liberdade, 37.
Já apresentei meu plano de governo e em breve revelarei meu vice.
Sou contra Lancelotti, Aldo Rebelo, Michelle e todas as ideias do MITO.
Mesmo assim, VAI VOTAR NA LEPRA BOLSONARISTA? pic.twitter.com/AjfxxjmZmn
No fim de janeiro, o ex-ministro já havia dito em uma live que gostaria de concorrer ao cargo nas eleições municipais deste ano.
Filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Weintraub pretende utilizar na disputa o número 37, que não representa nenhum partido e sim um de seus salmos preferidos da Bíblia.
A escolha aponta a vontade do ex-ministro de concorrer de forma independente contra os candidatos já oficializados na disputa.
Em suas publicações, ele se coloca como o "único que enfrenta Boulos, Tabata ou o centrão".
Apesar da promessa, a Constituição não permite a candidatura sem filiação partidária. Em relação a isso, Weintraub diz que irá apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recurso para possibilitar sua participação no pleito.
Relacionando sua pré-candidatura à organização sem fins lucrativos "Farol da Liberdade", o ex-ministro declara já possuir um candidato a vice, que terá seu nome anunciado em breve.
Já seu plano de governo para a prefeitura foi exibido em uma live realizada na segunda-feira, 11. Na transmissão, Weintraub defende o investimento em segurança pública, o corte de verbas voltadas à cultura e a diminuição do número de secretarias de São Paulo.
Antigo aliado de Bolsonaro, a relação dos dois se desgastou devido às eleições de 2022, quando o ex-presidente decidiu apoiar seu então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para ser candidato ao cargo de governador do Estado de São Paulo Weintraub teria ficado "magoado" com a decisão porque gostaria de ser o candidato a receber o apoio do então presidente.
2
3
4
01:34, 16 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+