Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: Teresa Leitão destaca necessidade de valorizar os PROFESSORES e cobra cumprimento do PISO SALARIAL

Professora aposentada, sindicalista, a senadora disse que o momento é de celebrar conquistas, enaltecer educadores, mas também de reforçar a atuação por valorização de todos os profissionais da educação.

18 de outubro de 2023 às 14:59

Nesta terça-feira, 17 de outubro, a senadora Teresa Leitão usou o plenário do Senado para homenagear o Dia do Professor e da Professora, celebrado no último domingo (assista vídeo abaixo). Leia também: >>>Teresa Leitão GANHA duas CATEGORIAS do Prêmio Congresso em Foco em seu primeiro ano como SENADORA Ela destacou a necessidade de valorização profissional e cobrou o cumprimento do piso salarial da categoria.

"A governadora do meu estado, por exemplo, não o cumpre; e, como ela, centenas de prefeitos e prefeitas, e outros governadores. Isso nos levou a fazer uma denúncia ao MEC e há no MEC um GT analisando essa questão do piso, porque uma lei não pode ser desconsiderada nessa medida", discursou.

Professora aposentada, sindicalista, a senadora disse que o momento é de celebrar conquistas, enaltecer educadores, mas também de reforçar a atuação por valorização de todos os profissionais da educação.

"Posso testemunhar que nossas lutas, ao longo de toda a nossa história, reforçam sempre uma concepção de valorização dos profissionais da educação que deve considerar ­­­a articulação entre a formação inicial e continuada, a estruturação de boas carreiras com remuneração condigna, saúde, condições de trabalho, participação democrática e atratividade", lembrou.

Teresa Leitão anunciou a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae) Extraordinária, que deverá fazer uma atualização do Plano Nacional de Educação, com revisão de metas e de temas relacionados ao direito à educação, à qualidade da educação e à valorização dos seus profissionais. O novo Plano Nacional terá vigência de 10 anos.

Para a senadora, a valorização de professoras e professores "é um dever legal e um compromisso político que nosso país deve promover". E acrescentou: "Valorizar a categoria é cumprir a Meta 17 deste Plano Nacional de Educação, que estabelece a necessidade de equiparar o rendimento médio dos docentes ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, o que deveria ter sido cumprido em 2021".
ASSISTA VÍDEO

[video width="1080" height="1920" mp4="https://storage.googleapis.com/uploads.portaldeprefeitura.com.br/2023/10/VIDEO-5-1-1.mp4"][/video]

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:23, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lorenzo Pazolini.
Definição

Lorenzo Pazolini é eleito governador do Espírito Santo no segundo turno

Candidato do Republicanos derrotou o atual governador Ricardo Ferraço e assumirá o comando do estado pelos próximos quatro anos.

Omar Aziz0.
Eleições

Omar Aziz é eleito governador do Amazonas no segundo turno

O político tem 68 anos e é engenheiro civil e atual senador pelo estado.

Mailza Assis.
Escolha

Mailza Assis é reeleita governadora do Acre no segundo turno das eleições de 2026

Atual governadora conquista mandato próprio após assumir o Palácio Rio Branco em abril e terá Jéssica Sales como vice-governadora

mais notícias

+

Newsletter