03 de dezembro de 2024 às 21:21 - Atualizado às 21:30
Governadora Raquel Lyra Foto: Portal de Prefeitura
Durante inauguração do novo presídio policial penal Leonardo Lago, no complexo penal do Curado, na tarde desta terça-feira, 3 de dezembro, no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi recebida em sua chegada por um grupo de aprovados no concurso da polícia penal de 2021 que voltou a pedir convocação.
Em coletiva de imprensa, a gestora revelou o que conversou com os agentes
"A gente nomeou quase 700 policiais penais em Pernambuco, isso se soma aos sete mil novos policiais civis, militares, Corpo de Bombeiro, polícia científica, que já estão em formação e a partir do ano que vem ingressarão nas forças operacionais de segurança, a gente sabe da necessidade de garantir um servidor que esteja motivado para trabalhar junto com a gente e tem uma turma que está no cadastro de reserva de policiais penais e que eu disse a ele que tanto quanto a gente vai entregar de novas unidades prisionais, como a gente vai fazer em Itaquitinga, em Araçoiaba, como estamos entregando hoje, com convocação de novos policiais, a gente vai continuar chamando eles para trabalhar junto com a gente, tem muita gente que está doida para ajudar Pernambuco a ser um estado mais seguro", disse.
Unidade inaugurada
A unidade, inaugurada nesta terça-feira (03), será a 25ª a compor o sistema carcerário de Pernambuco e vai oferecer 954 vagas do regime fechado.
Esse será o primeiro presídio onde o Governo do Estado vai entregar 100% dos fardamentos às pessoas privadas de liberdade (PPLs) como uma política estadual, resultado da criação de unidades fabris prevista também no Juntos pela Segurança.
As obras do PLL têm recursos do governo estadual na ordem de R$ 84,8 milhões. A ocupação pelas pessoas privadas de liberdade ocorrerá de forma gradativa.
Em uma área construída de 9.537,33 m², as 954 vagas serão distribuídas em cinco pavilhões coletivos, onde também terá disponibilidade para pessoas com deficiência. Cada pavilhão contará com 24 celas. Agora, o Complexo do Curado passa a contar com quatro unidades prisionais.
O PLL é composto de pátios de sol coberto e descoberto, módulo integrado, salas de aula e multiuso, parlatório, encontro íntimo, galerias de controle, sala de policiais penais, cozinha, refeitório, módulo de revista e inclusão, módulo de saúde (com consultórios odontológicos), ala disciplinar, administração, vestiário, alojamento, guarda externa, guarita, entre outros espaços.
A estrutura do novo estabelecimento penal segue o modelo do Sistema Construtivo Penitenciário, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), já implantado em diversos estados da federação. O formato oferece uma solução completa com qualidade, segurança, salubridade e menor custo de manutenção.
2
3
02:12, 26 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
A fala do empresário foi uma resposta após ser chamado pelo ex-mandatário de "carta fora do baralho" na disputa de 2026.
A parceria entre o Banco do Nordeste e o Governo Federal ajudou a impulsionar os negócios de 60 mil famílias na área de atuação a instituição e que são inscritas no CadÚnico.
Em 2023, o atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, afirmou que a medida poderia ser "uma forma de estabilização para a democracia".
mais notícias
+