Lula e Haddad
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a reunião ministerial desta segunda-feira, 20 de janeiro, com uma crítica à condução de medidas que geram impacto público (veja o vídeo abaixo).
“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para a presidência da República”, afirmou o chefe do Executivo.
A declaração foi uma resposta à crise de comunicação desencadeada pela Receita Federal ao anunciar a aplicação da Instrução Normativa 2219/24.
A medida ampliava o escopo de instituições obrigadas a reportar transações financeiras — incluindo bancos digitais, operadoras de maquininhas e carteiras digitais — e elevava o limite das operações sujeitas à comunicação.
Apesar de técnica, a norma foi apresentada de forma considerada precipitada, o que abriu espaço para a disseminação de informações falsas. Entre os rumores, circulou a alegação de que o Pix seria taxado, o que gerou apreensão entre consumidores e empresários.
“Muitas vezes a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, alguém faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem caindo a presidência da república”, disse Lula.
Ainda durante a reunião, Lula afirmou que ma das prioridades do governo federal para 2025 é a de baratear o preço dos alimentos que chegam à mesa do trabalhador.
De acordo com o presidente, o novo ano será de colheita de muitas das políticas públicas iniciadas após o que chamou de período de reconstituição de diversas pastas, segundo ele, desmontadas durante o governo anterior.
Ele cobrou de seus ministros um esforço cada vez maior para avançar nas políticas que vêm sendo implementadas.
“Temos agora um tema muito importante, que é a reconstrução, a união e comida barata na mesa do trabalhador, porque os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todos ministros sabem que o alimento está caro. É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona da casa e do povo brasileiro em condições compatíveis com o salário que ganha”, disse o presidente durante a fala de abertura da reunião.
3
15:19, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+