Líder da oposição na Câmara deputado Zucco. Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), criticou a decisão do Colégio de Líderes de não pautar o projeto que concede anistia a acusados de golpe de Estado (assista o vídeo abaixo).
Segundo o parlamentar, foi um desrespeito com os parlamentares a retirada da proposta da pauta. Segundo ele, os partidos de oposição vão continuar a obstruir as votações até que o tema seja levado ao Plenário.
De acordo com o presidente da Câmara, o adiamento não significa que não haverá diálogo sobre o tema. Para que a Casa encontre uma saída sobre o assunto "já há uma sinalização, dos líderes que pediram o adiamento, que o diálogo entre os partidos pode avançar para uma solução", indicou.
Motta afirmou que, na Casa legislativa, "ninguém está concordando com penas exageradas ou é a favor de injustiça". "Há um sentimento de convergência de que algo precisa ser feito, se houver injustiça, para que a Câmara jamais seja insensível a qualquer pauta", disse.
Segundo o deputado, o colégio de líderes não debateu a criação de uma eventual comissão especial da anistia.
Como mostrou o Estadão em 2024, o atual texto do projeto de lei da anistia, do deputado Rodrigo Valadares (União-SE), pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O projeto sob relatoria de Valadares quer anistiar "todos que participaram de eventos subsequentes ou eventos anteriores aos fatos acontecidos em 08 de janeiro de 2023”.
Na quarta-feira, 23 de abril, Sóstenes foi reclamar com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais aliados de Motta, sobre a falta de diálogo do presidente da Câmara com o PL sobre anistia. Ciro disse que logo Hugo daria um prazo a ele.
Sobre a pauta da próxima semana, Motta indicou que deverão ser votados projetos relacionados à educação, além de temas remanescentes.
Na segunda-feira, 21 de abril, o presidente da Câmara já havia afirmado preferir "gastar energia" em temas como saúde, educação e segurança em vez da anistia aos presos do 8 de Janeiro.
1
4
15:48, 03 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
Possíveis irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral podem ser comunicadas pelo Pardal, ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral.
A votação deste domingo ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Quem estiver na fila da seção no horário de encerramento poderá exercer o direito ao voto.
A definição das urnas ocorreu em audiência pública e faz parte dos procedimentos de auditoria do sistema eletrônico de votação.
mais notícias
+