Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vice-secretário do Governo Trump critica prisão de Bolsonaro: "Provocativa e desnecessária"

Christopher Landau ainda declarou que "não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não conhece limites para seu poder".

Redação

23 de novembro de 2025 às 10:52   - Atualizado às 10:54

Imagem ilustrativa de Trump apertando a mão de Bolsonaro e ao lado o ministro Alexandre de Mroaes.

Imagem ilustrativa de Trump apertando a mão de Bolsonaro e ao lado o ministro Alexandre de Mroaes. Foto 1: Alan Santos/Presidência da República; Foto 2: Antonio Augusto/STF

O governo dos Estados Unidos criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordenou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro no sábado, 22 de novembro. O vice-secretário de Estado do Governo Trump, Christopher Landau, afirmou que a medida é “provocativa e desnecessária” e expressou preocupação com o impacto político da decisão no Brasil.

Landau, que ocupa o segundo cargo mais importante do Departamento de Estado, publicou nas redes sociais uma mensagem direta ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ordem de prisão. Segundo ele, a detenção “representa um novo ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil”.

O diplomata disse que Bolsonaro já cumpria prisão domiciliar com monitoramento rígido, o que, na visão dele, tornava a prisão preventiva desnecessária. Landau ainda declarou que “não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não conhece limites para seu poder”.

A reação veio após Moraes decretar a prisão preventiva de Bolsonaro ao tomar conhecimento da tentativa do ex-presidente de danificar a tornozeleira eletrônica. O dispositivo, usado para monitoramento, passou por troca na madrugada, depois que Bolsonaro admitiu ter provocado o dano com um ferro de solda. Moraes também apontou risco de fuga e citou movimentações atípicas na residência do ex-presidente.

As declarações de Landau não surgem isoladamente. O diplomata mantém críticas constantes ao ministro do STF e já se envolveu em outros episódios desde que Bolsonaro se tornou alvo de investigações no Brasil.

Veja Também

Em agosto, quando Moraes impôs prisão domiciliar ao ex-presidente, Landau afirmou que o ministro estava “arrastando o Brasil para uma ditadura judicial”. No mês seguinte, após o STF condenar Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe, ele declarou que Moraes havia “desmantelado o Estado de Direito” e provocado o pior momento nas relações entre Brasil e Estados Unidos “em dois séculos”.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:56, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter