Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VENEZUELA: ATAS de votação mostram que OPOSITOR DE MADURO venceu eleições com 67% DOS VOTOS

Edmundo González, que vive exilado na Espanha desde setembro, declarou que assumirá a Presidência no dia 10 de janeiro de 2025, data prevista para a posse.

Ricardo Lélis

27 de novembro de 2024 às 16:42   - Atualizado às 16:58

Edmundo González, opositor de Maduro, deixa Venezuela e chega na Espanha após perseguição política.

Edmundo González, opositor de Maduro, deixa Venezuela e chega na Espanha após perseguição política. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

Representantes da oposição venezuelana, liderada por María Corina Machado, apresentaram na última segunda-feira, 25 de novembro, a atas eleitorais que, segundo eles, comprovariam a vitória de Edmundo González, da Plataforma Unitária Democrática, nas eleições presidenciais de 2024.

Os documentos indicariam que González teria recebido 67% dos votos válidos, enquanto o atual presidente, Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), teria obtido apenas 30%.  

As atas correspondem a 85% das urnas apuradas e foram apresentadas ao Congresso brasileiro, em um ato acompanhado por senadores da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Essas atas são o que vocês chamam no Brasil de boletim de urna. Tivemos acesso a 85% dos documentos legais e originais”, afirmou Gustavo Silva, representante da oposição venezuelana.  

Edmundo González, que vive exilado na Espanha desde setembro, declarou que assumirá a Presidência da Venezuela em 10 de janeiro de 2025, data prevista para a posse.

Veja Também

O opositor teve a prisão determinada pelo regime de Maduro em setembro, sob a acusação de desobedecer intimações do Ministério Público relacionadas à divulgação de documentos eleitorais.  

Os dados apresentados pela oposição contradizem os números oficiais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo regime de Maduro.

Segundo o CNE, Maduro foi reeleito com 51,95% dos votos (6.408.844), contra 43,18% (5.326.104) de González. A eleição, realizada em 28 de julho de 2024, teve uma participação de 59,97%.  

A vitória de Maduro foi reconhecida pelo CNE, mas é amplamente contestada pela oposição venezuelana e por setores da comunidade internacional, que alegam irregularidades no processo eleitoral. A apresentação das atas no Brasil busca reforçar as denúncias de fraude e mobilizar apoio externo à oposição.

Atas da Venezuela

O Centro Carter, uma organização independente que promove a democracia em todo o mundo e atuou como observadora internacional das eleições presidenciais da Venezuela, apresentou à Organização dos Estados Americanos (OEA) atas das eleições que o governo de Nicolás Maduro até agora se recusou a mostrar para sustentar sua alegada vitória.

As atas originais apresentadas pelo Centro Carter mostram que Edmundo González venceu com 67% dos votos, enquanto Maduro teve 31%.

Em uma sessão do Conselho Permanente da OEA, convocada por quase uma dezena de países para discutir a situação da Venezuela, o Centro Carter reiterou que o processo eleitoral venezuelano careceu de transparência e afirmou que a recusa do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em divulgar as atas infringe os padrões internacionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:08, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter