O Google anunciou que vai proibir a veiculação de anúncios políticos nas plataformas da empresa durante as eleições municipais de 2024 no Brasil.

A medida visa garantir a transparência e o controle sobre a propaganda política. A decisão segue a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabelece regras mais rigorosas para a publicidade de candidatos e partidos políticos.

A proibição afetará a publicidade on-line através do Google Ads, que é a ferramenta de anúncios do Google usada para alcançar usuários em diferentes plataformas, como YouTube e Busca.

A nova regra do TSE estabelece que as empresas que oferecem serviços de impulsionamento de conteúdo político eleitoral devem manter um repositório com informações detalhadas sobre os anúncios, incluindo conteúdo, valor gasto, anunciante e público-alvo.

Com a proibição, os anúncios políticos só poderão ser veiculados a partir de 16 de agosto deste ano, data estabelecida para o início da propaganda eleitoral.

Em nota, o Google destacou o compromisso da empresa com a integridade das eleições.