Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE aprova criação do partido Missão, legenda ligada ao MBL

Com a decisão, o país passa a ter 30 siglas autorizadas a disputar as eleições gerais de 2026.

Redação

05 de novembro de 2025 às 07:23   - Atualizado às 07:27

Partido Missão, legenda ligada ao MBL.

Partido Missão, legenda ligada ao MBL. Foto: Reprodução/YouTube

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira, 4 de novembro, por unanimidade, o registro do partido Missão, iniciativa do Movimento Brasil Livre (MBL). A nova sigla, que tem como símbolo uma onça-pintada, usará o número 14 nas urnas, anteriormente utilizado pelo PTB.

A presidente do TSE, Cármen Lúcia, e os ministros Kassio Nunes Marques, Maria Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques Neto e Estela Aranha acompanharam o voto do relator, André Mendonça.

"O TSE comprovou o trabalho ético e transparente que o Partido Missão fez ao longo desse processo. Agora é disputar a eleição do ano que vem. Temos um pré-candidato à Presidência da República, o Renan Santos, e vamos concorrer também a governos estaduais, ao Senado e a tudo que for possível, sem precisar da bênção de nenhum cacique partidário", afirmou Renato Battista, coordenador nacional do MBL e tesoureiro da nova legenda.

"Durante todo esse processo, muita gente dizia que criar um partido no Brasil seria impossível, e agora o impossível não é mais argumento", completou.

De acordo com materiais do MBL, o partido Missão pretende se consolidar como uma sigla de defesa de pautas como o endurecimento das leis penais, a reforma administrativa e o combate ao tráfico de drogas.

Conteúdos Recomendados

Em setembro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à criação da sigla, entendendo que o grupo atendeu a todos os requisitos legais, como a coleta de assinaturas e a elaboração do programa e do estatuto partidário.

Com base nos dados das eleições de 2022, o número mínimo de assinaturas exigido para a criação de um novo partido é de 547 042. Segundo a Justiça Eleitoral, o Missão apresentou 589.982 assinaturas.

O Missão será o 34º partido registrado no País e o primeiro desde 2019, quando a Unidade Popular (UP) obteve seu registro no TSE.

Estadão Conteúdo

 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:22, 11 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ex-presidente Jair Bolsonaro.
Centena

Bolsonaro completa 100 dias em prisão domiciliar

Durante esse período, ele tem cumprido medidas cautelares, como a proibição de usar celular e de manter contato com investigados.

Governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro.
Aviso

Cláudio Castro promete nova operação no Rio de Janeiro se barricadas voltarem às ruas

"Os principais objetivos são coibir os roubos nas regiões, prender criminosos e desobstruir vias", destacou o governador.

Gilson Machado fala sobre amizade com bolsonaro.
Fala Político

"Éramos dois doidos", diz Gilson Machado sobre abraçar Bolsonaro quando decidiu disputar Presidência

O ex-ministro relembrou que, naquela época, o então deputado enfrentava dificuldades para conseguir espaço na imprensa e aceitação política.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter