Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRUMP ameaça TARIFAR países do BRICS EM 100% se tentarem SUBSTITUIR O DÓLAR como moeda oficial

O Brasil, que assume a presidência do grupo em 2025, pretende acelerar discussões sobre o desenvolvimento de meios de pagamento alternativos.

Ricardo Lélis

30 de novembro de 2024 às 16:58   - Atualizado às 16:58

Donald Trump.

Donald Trump. Foto: Reprodução/Facebook.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou neste sábado, 30 de novembro, críticas diretas às iniciativas dos países do Brics voltadas à criação de uma nova moeda.

O americano alertou para possíveis tarifas de 100% caso o bloco avance em projetos que desafiem a predominância do dólar americano.  

"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana", declarou Trump em sua rede social, Truth Social.  

O Brics, que desde janeiro conta com dez membros plenos — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos — tem explorado formas de reduzir a dependência do dólar em transações comerciais.  

Em outubro, durante uma reunião de cúpula em Kazan, na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou a importância de mecanismos alternativos, como o uso de moedas locais, para fortalecer as relações econômicas entre os países membros.  

Veja Também

O Brasil, que assume a presidência do Brics em 2025, pretende acelerar discussões sobre o desenvolvimento de meios de pagamento alternativos e ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), presidido por Dilma Rousseff.  

Até o momento, nem a Presidência da República do Brasil nem o Ministério das Relações Exteriores comentaram as declarações de Trump.

Bolsonaro aposta em influência de Trump

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) quer retornar ao poder. Para alcançar tal objetivo, aposta no apoio do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, que, acredita ele, poderá ajudá-lo através de sanções econômicas impostas contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Proibido de concorrer a cargos públicos até 2030 e enfrentando acusações criminais por supostamente tramar um golpe, Bolsonaro disse, em entrevista ao The Wall Street Journal, que vê a eleição de Trump como uma virada de jogo para seu futuro e para os políticos de direita na América Latina.

Os esquerdistas venceram recentemente as eleições presidenciais no México e no Uruguai e governam a maioria dos grandes países latinos.

"Trump está de volta, e é um sinal de que nós também voltaremos", avaliou.

Ladeado por dois congressistas aliados em um escritório do PL fortemente protegido e coberto com fotos de comícios recentes, em Brasília, Bolsonaro disse que ele e seu filho, Eduardo Bolsonaro, estavam em contato próximo com o novo governo dos EUA desde a eleição de 5 de novembro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:38, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter