Pernambuco, 24 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TRE NEGA registro de candidato a VEREADOR do PDT por CUMPRIR PENA em REGIME ABERTO

O juiz eleitoral José Márcio Parreira, intimou Flaviano Martins e o partido que concordaram com a corte eleitoral.

21 de agosto de 2024 às 08:43   - Atualizado às 09:12

TRE NEGA registro de candidato a VEREADOR do PDT por CUMPRIR PENA em REGIME ABERTO.

TRE NEGA registro de candidato a VEREADOR do PDT por CUMPRIR PENA em REGIME ABERTO. Fotos: Reprodução e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil. Edição: Portal de Prefeitura

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) indeferiu o registro de candidatura do corretor de imóveis, Flaviano Martins (PDT). O candidato a vereador cumpre pena em regime aberto no sistema prisional de Uberlândia.

O pedido de registro da candidatura foi negado pela Justiça Eleitoral após manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE). O promotor Sylvio Fausto de Oliveira Neto expôs que Martins foi condenado, em decisão transitada em julgado, por apropriação indébita. Logo, sua candidatura violaria a Lei da Ficha Limpa.

Como a lei exige que, para concorrer, é necessário que tenha se passado pelo menos oito anos após o cumprimento da pena. No caso do candidato do PDT, a pena ainda está sendo cumprida.

O juiz eleitoral José Márcio Parreira, da 314ª Zona Eleitoral de Uberlândia, intimou o candidato e o partido que concordaram com a corte eleitoral.

Justiça Eleitoral lança app que registra denúncias de irregularidades eleitorais

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download. Na sexta-feira, 16 de agosto, foi publicada a Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 662/2024, que informa sobre a utilização do app para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. 

A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). A partir da sexta (16), os seguintes serviços estarão disponíveis para recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM. 

Pardal Móvel 

No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.

A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.  

A partir de agora, o app contará com:

 

  • Formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na internet; 
  • A obrigatoriedade, em todos os casos, de que o formulário esteja instruído com comprovação mínima, para que seja remetido ao juízo eleitoral competente. 

Outra inovação interessante é que, para cada denúncia, a usuária ou o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que "pode/não pode" em relação ao tópico em questão. Antes, isso dependia da boa vontade da pessoa denunciante em consultar o aplicativo para se informar. 

 

 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:17, 24 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Tato, ex-prefeito de Itamaracá
Escolha

ILHA DE ITAMARACÁ: TATO (PSB) desiste de candidatura a prefeito; saiba motivo

O ex-prefeito emitiu um comunicado público nas redes sociais informando a decisão de não disputar à prefeitura da cidade.

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho Keko do Armazém
Esclarecimento

KEKO DO ARMAZÉM: nota da Coordenação Jurídica reafirma que não há proibição de candidatura

Documento diz que oposição lançou mão de teses jurídicas sem qualquer fundamento na lei ou na jurisprudência para tentar impedir o bom andamento da campanha.

Eleições 2024
Sistema

ELEIÇÕES 2024: TRE-PE promete APURAÇÃO mais rápida dos RESULTADOS; SAIBA COMO

O Tribunal anunciou novidades para o pleito durante entrevista coletiva com jornalistas e veículos de comunicação do estado, onde foi chamada a atenção sobre a desinformação propagada através de ferramentas de IA.

mais notícias

+